SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PAP: Necessaire Básica

Olá pessoal!
Hoje eu  vou colocar algumas fotos passo-a-passo desta necessaire. Este modelo foi o primeiro que desenvolvi e teve ótima aceitação. Por alguns anos fiz diversos tamanhos deste mesmo modelo e aperfeiçoei a sequência de montagem para que ficasse padronizada, bem acabada e o mais fácil e rápida de confeccionar quanto fosse possível.
Ela é muito útil para organizar pequenos objetos na bolsa, na mala ou mesmo na gaveta. Também pode ser uma opção de presente para uma pessoa bem querida, e o melhor, um presente foi feito por você.
A necessaire tem a parte exterior matelassada ou quiltada com a fibra. E o forro fica todo embutido.
Espero que aproveitem bem este Passo-a-Passo!
Moldes
Esta necessaire precisa de apenas dois moldes em formato retangular, um maior que servirá para a frente, o fundo e o verso, e dois pequeninos para as laterais. Estas são as medidas para 3 tamanhos de necessaire:
Tamanho Pequeno – a) retângulo com 30×17 cm e b) retângulo com 10×11 cm
Tamanho Médio – a) 40×22 cm e b) 12×14,5 cm
Tamanho Grande – a) 48×27 cm e b) 14×18 cm
Mas para facilitar ainda mais, disponibilizo na loja virtual o arquivo em PDF para você baixar gratuitamente e imprimir os moldes em casa.
Materiais:
  • Tecidos (externo e forro);
  • Tesoura;
  • Linhas (costura e quilt);
  • Máquina de Costura;
  • Agulha de mão;
  • Zíper (tamanhos indicados):
    • p/ pequena zíper de 25 cm;
    • p/ média zíper de 30 cm;
    • p/ grande zíper de 35cm;
  • Fibra acrílica/ fibra colante/forrobel/feltro/afins;
  • Papel para desenhar os moldes;
  • Régua e esquadro.
  • Lápis;
  • Giz de costura;
  • Alfinetes;
Instruções:
1. Corte o molde maior 1x na fibra, 1x no tecido externo e 1x no tecido do forro;
2. Corte o molde menor 2x na fibra, 2x no tecido externo, e 2x no tecido do forro;
3. Caso utilizar a fibra colante, una avesso do tecido externo com o lado colante da fibra, passe a ferro  com o tecido voltado para cima, até a cola aderir bem. Caso utilize outros tipos de fibras, alfinete-as ao tecido externo ou alinhave.
4. Faça o matelassê ou o quilt de sua preferência.
5. Faça “piques” na metade da medida maior do retângulo grande, no forro e no tecido externo. (P: 15cm, M: 20cm, G:24cm)
6. Faça “piques” também na metade da medida menor dos retângulos pequenos. (P:5cm, M: 6cm G:7cm)
7. Una pique com pique, direito sobre direito, um retângulo lateral (menor) sobre o retângulo principal (maior);
8.  Na extremidade a 1cm (conforme indica a imagem abaixo), insira um alfinete, ele será o apoio para girar o retângulo menor;
9. Gire o retângulo menor sobre o retângulo maior, tendo como ponto de giro o alfinete. Na extremidade faça uma dobra com 1cm, conforme indicado na imagem abaixo.
10. Alfinete esta dobra, aí será o início da costura que dará formato a uma das laterais da necessaire. Mantenha o alfinete no ponto de giro, pois ele auxiliará o novo giro na hora de costurar.
11. Inicie a costura sobre a dobra, não esqueça de fazer retrocesso para a costura não ficar desmanchando. Mantenha uma margem de 1cm entre a costura e a borda do tecido.
Dica: para iniciar, desça o pé calcador, afunde a agulha no tecido, e só então remova o alfinete que segura a dobra. Passe a linha por debaixo do pé calcador para o retrocesso ficar sem aquelas “massarocas” de linha.
12. Quando chegar ao ponto de giro, onde estava afundado o alfinete, afunde a agulha no tecido, erga o pé calcador, e gire somente o tecido de cima. Verifique se os piques se encontraram. O tecido de baixo, que corresponde ao retângulo maior, permanece no mesmo lugar. Este movimento será o responsável pelo formato quadrado do fundo da necessaire. Quando chegar a 1cm da próxima extremidade do retângulo menor, repita este procedimento.
13. No final da costura de uma das laterais, dobre novamente uma borda de 1cm, e ali faça novamente retrocesso.
OBS: Repita o procedimento dos passos 7 a 13 para a outra lateral da necessaire. Faça também no tecido externo já quiltado.
Assim ficaram forro e a parte exterior da necessaire (vista do avesso).
15. Veja as medidas recomendadas para o tamanho do zíper na lista de materiais. Você pode usar zíper comprado em metro, mas se optar pelos zíperes prontos, a medida é feita entre os finalizadores, e não de uma ponta a outra do cadarço.
16. Se for utilizar zíper pronto, será necessário remover o finalizador de metal. Observe as imagens abaixo:
17. Sinalize o meio do zíper com alfinetes ou com marcas de giz. Marque também o meio das bordas superiores do tecido externo e do forro da necessaire;
19. Encontre direito do tecido externo, com direito do zíper e alinhe as marcas do meio do passo anterior.
20.Alfinete as 4 pontas dobradas como na imagem abaixo:
21. Alfinete o restante do zíper neste lado e depois a outra parte do zíper ao outro lado.
Dica: manter a cabeça dos alfinetes para a margem do pano, e a ponta afiada para dentro da peça já ajuda a não espetar tanto as mãos ao costurar. Também evite colocar os alfinetes no mesmo sentido de onde passará a costura.
22. Agora alfinete o forro junto, encontre primeiro a marca do meio, e vá recolocando os alfinetes, um a um. Deve ficar como um sanduiche: direito do tecido externo com direito do zíper – avesso do zíper com direito do forro, tudo alfinetado juntinho.
23. Depois dos dois lados alfinetados, fica algo parecido com a imagem abaixo:
24. Agora costure o zíper. Utilize a sapata específica para zíper de sua máquina de costura.
25. Puxe o forro para fora, para desvirar a peça para o lado direito;
26. Coloque o forro para dentro, e passe a ferro brando para vincar bem as dobras, pois isso facilitará o pesponto;
27. Alfinete as bordas do tecido próximas ao zíper e nas laterais que estão abertas.
28. Inicie o pesponto por uma das laterais. Recomendo usar uma largura de ponto maior, entre 3,5 a 4. Não esqueça do retrocesso no início e no final.
29. Recoloque o cursor do zíper, e depois alinhave as pontas para o cursor não escapar novamente, e para facilitar o acabamento nos passos seguintes;
30. Corte dois pequenos retângulos com o dobro da largura do zíper mais margens para costura. Costure  e depois insira as pontas do zíper conforme as imagens abaixo. Utilize um alfinete para sinalizar até onde você pode costurar, tome cuidado com os metais que finalizam uma das pontas, para não quebrar sua agulha;
31. Desvire e dobre a ponta que ficou aberta. Passe a ferro e alfinete para pespontar.
Prontinha!
Ficou  dúvida ou tem algo para sugerir, deixe um recado pra mim nos comentários. Obrigada por sua visita!
Pós-post!
Gente, a Ana Julia do blog Amoreira fez a necessaire do PAP e mostrou pra gente, corre lá no Amoreira pra ver! Ficaram muito fofas suas necessaires Ana Julia!
Se você também fez a sua, publica seu link aqui nos comentários, ou envia em anexo a um e-mail para contato@anavivian.com.br que colocarei aqui no post.
Beijos!

http://www.anavivian.com.br/pap-necessaire-basica/

Nenhum comentário: