SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

http://fechandoziper.com/blog/alimentacao-saudavel/e-quais-sao-os-10-produtos-com-menor-teor-de-sodio-que-ja-passaram-por-aqui/

E quais são os 10 produtos com MENOR teor de sódio que já passaram por aqui?!

sal light diet
Depois que fizemos o post sobre os produtos com maior teor de sódio que já passaram pelo site, recebemos alguns comentários. Entre eles, os das leitoras Amanda e Lívia:
Poderiam fazer este ranking ao contrário, com os produtos com menos teor de sódio, em especial aqueles que usamos no dia a dia como pães e biscoitos e produtos infantis.
Estou chocada! Impressionante como consumimos sal. Mas gostei da sugestão da Amanda, poderia ter um post com alimentos pobre em sódio.
Atendendo aos pedidos delas, iremos mostrar o ranking dos “10 MENOS SÓDIO”! Em ordem crescente(do menor teor de sódio para o maior) temos:
  1. Empatados em “zero sódio”: Acerola NiagroActivia Néctar de UvaAlfarroba com Creme de Avelã Carob HouseAlfarroba com Coco Carob HouseBeauty Drink Pêssego e ColágenoChá Branco PrendaChocolate Classic Zero Açúcares NestléChocolate em pó PredilectaChocolate Emagrecer Comendo Castanha do ParáChocolate Meio Amargo Hershey’sChocolate Talento Intense Amêndoas GarotoEspaguete Orquídea com ovosFarelo de Aveia JasmineGeleia de Goiaba Diet QueensberryGeleia de Goiaba Ritter DietGeleia de Mirtilo QueensberryGeleia de Goiaba Taeq DietGeleia de Morango QueensberryMacarrão Integral AmáliaMacarrão Integral Natu’s FusilliMaracujá MaguaryMassa Caseira Integral MossmannMilho para Pipoca Fritz e FridaSmoothie Jasmine Maçã e UvaSuco de Laranja Do BemSuco de Laranja Petry e Suco Misto Greenday. Lembramos que o ZERO da legislação pode não ser beeeem zero mesmo. Pode ser considerado ZERO SÓDIO aquele alimento com menos do que 5 mg em 100 g do produto*. E pelanova legislação**, a qual entrará em vigor para produtos produzidos a partir do dia 1˚ de janeiro de 2014, o alimento deverá ter menos do que 5 mg por PORÇÃO. Quer dizer que a legislação ficou mais rigorosa;)
  2. Polpa de Abacaxi Niagro
  3. Guaraviton
  4. Suco de Maçã Yakult
  5. Caju Maguary
  6. Uva Maguary
  7. Néctar Del Valle Uva Light
  8. Espaguete Integral Mosmann
  9. Limonada Do Bem
  10. Suqo Abacaxi
por categoria em ordem crescente em teor de sódio por 100 g de alimento, excluídos os produtos “zero sódio” temos:
  1. Categoria Bebida: Polpa de Abacaxi Niagro
  2. Categoria Massas: Espaguete Integral Mosmann
  3. Categoria Doces: Geleia de Cereja Dana
  4. Categoria Condimento: Tomate La Campagnola
  5. Categoria Biscoito: Good Cookies Light Gotas de Chocolate
  6. Categoria Cereais: Arroz Integral Cateto
  7. Categoria Cereais Matinais: Granola com Castanha Biosoft
  8. Categoria Queijo: Queijo Petit Suisse Morango Danoninho
  9. Categoria Prontos para Beber: Batavo Kissy Maçã, Banana e Cereais
  10. Categoria Leite Fermentado: Yakult
Reparem que a maioria dos produtos são “doces”, não é mesmo? Então para quem está com a dúvida de qual pão tem o menor teor de sódio, o campeão é o Pão Árabe Integral Salma.
Atualização 31/08/2013:
Conforme sugestão que recebemos da leitora Waleska, resolvemos complementar o nosso ranking com as categorias que ainda não apareceram! Colocaremos a quantidade de sódio por 100 g de alimento ao lado.
Gurias, o bom era colocar o menor teor de sódio por categoria. Por exemplo, presunto, queijo, pão, molho de tomate, requeijão. Desta forma quem quer reduzir o sódio ingerido troca para a marca com menos sal. Se formos muitos obrigamos a indústria a colocar produtos com menos sal no mercado!
Aproveitaremos para falar do SAL LIGHT e tirar a dúvida do leitor Guilherme:
“Poderia-se falar na página sobre o tal do sal Light… se é verdade mesmo ou não…”

Qual a diferença entre Sal e Sódio?

Para falarmos a mesma língua e não confundirmos a cabeça de ninguém, vamos primeiro explicar o seguinte:
Sal comum é feito de cloreto de sódio, portanto o sal contém em torno de 40% de sódio na sua composição. Ou seja, quando ingerimos 1 g de sal, consumimos 400 mg de sódio.

O que é o tal Sal Light?

Lembram que para um alimento ser considerado light, ele deve apresentar uma redução de no mínimo 25% em algum nutriente?* Neste caso, é em relação ao SÓDIO.
Sal hipossódico é o produto elaborado a partir da mistura de cloreto de sódio com outros sais, mantendo o poder salgante semelhante ao sal de mesa. O sal hipossódico deverá fornecer no máximo 50% do teor de sódio contido na mesma quantidade do cloreto de sódio.**
Com o intuito de reduzir o teor de sódio do sal, os fabricantes misturam sais a base de potássio ao sal comum. Vamos aos exemplos:
sal light

Na prática o que acontece ao fazer essa mistura de sais?

1 g de sal ao invés de conter 400 mg de sódio passa a ter bem menos:
  • O sal light da marca Lebre possui 50% menos sódio (200 mg).
  • As marcas Genser e Línea possuem 66% menos sódio (em torno de 130 mg).
Porém, mesmo que a intenção seja “manter o poder salgante”, não é o que acontece na prática. Então fique esperto para não compensar colocando mais sal, pois assim o sódio acaba não ficando tão reduzido assim… E lembre-se de que as células do paladar podem levar algum tempo para se ajustar ao sabor menos intenso do sódio (período médio de até três meses).***

Fique de olho no rótulo!

Existem dois tipos possíveis de designações no rótulo para o sal hipossódico:
1) Sal com reduzido teor de sódio (LIGHT): no máximo 50% de sódio em comparação ao sal comum.
2) Sal para dieta com restrição de sódio (DIET): no máximo 20% de sódio em comparação ao sal comum.

Exemplo de Sal Diet:

sal diet
Percebam que aqui o teor de sódio está reduzido em 99,97%. Nas informações nutricionais, o sódio nem aparece pois os valores não são representativos.

Esse tipo de sal (light ou diet) faz bem para a saúde?

Depende! Por isso devem ser usados somente sob orientação do médico e nutricionista.
Por exemplo, para uma pessoa com pressão alta, é BOM para reduzir o consumo de sódio. É claro que de nada adianta utilizar o sal light e colocar o dobro da quantidade de sal! Maaaaas, para uma pessoa cominsuficiência renal crônica, o sal light ou diet é PÉSSIMO, pois reduz o sódio e aumenta o potássio (nutriente que deve ser evitado nesse tipo de doença).
Você já experimentou algum tipo de sal hipossódico? O que achou do gosto?
Fonte:
*Portaria n˚ 27, de 13 de janeiro de 1998.
**Portaria SVS/MS n˚ 54/1995.
***Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.

Nenhum comentário: