SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

http://fechandoziper.com/blog/alimentacao-saudavel/descobri-que-sou-intolerante-a-lactose-e-agora/

Descobri que sou intolerante à lactose! E agora?

CONTEM LACTOSE
Recebemos o seguinte pedido de ajuda da leitora Jéssica:
Entro em contato com vocês para lhes pedir uma ajuda. Acabei de descobrir que sou Intolerante a Lactose… E estou mexendo uns pauzinhos para tentar agilizar a aprovação do Projeto de Lei que obrigará os fabricantes a especificarem “CONTEM LACTOSE” nas embalagens. O projeto está para ser aprovado DESDE 2003!!! Já fazem 10 anos que os intolerantes aguardam essa SIMPLES mudança… Estou criando um abaixo-assinado todo formulado, com os nomes dos políticos responsáveis que podem agilizar este processo.
Resolvemos aproveitar o pedido para esclarecer essa questão.

O que é lactose?

A lactose é o açúcar predominante no leite de qualquer espécie e também presente em seus derivados (queijo, iogurte…). É um dissacarídeo constituído por dois monossacarídeos, ou seja, duas moléculas menores: glicose + galactose.

E a intolerância à lactose?*

É a diminuição da capacidade de degradar esse açúcar e ocorre devido à redução na atividade da lactase. Essa é uma enzima presente na mucosa intestinal, responsável pela degradação da lactose para então ser absorvida. A lactose não degradada não é absorvida no intestino delgado e passa rapidamente para o cólon intestinal, onde é fermentada pelas bactérias do intestino, causando desconforto.

O que causa essa intolerância?*

Há várias causas para a intolerância à lactose…
  • Primária: a mais comum, ocorre redução na produção da enzima. É geneticamente “programada” eirreversível.
  • Secundária: a diminuição da ação da lactase pode ser secundária a outras doenças que causam dano na mucosa do intestino delgado ou que aumentem o tempo de trânsito intestinal. Exemplos: infecções intestinais, giardíase e doença celíaca. Diferentemente da primária, a deficiência de lactase secundária é transitória e reversível.
  • Congênitarara e muito grave. É um transtorno de origem genética, no qual o intestino delgado não produz a enzima e os sintomas aparecem na primeira semana de vida. Caso não seja diagnosticada precocemente pode levar ao óbito.

Quais os principais sintomas?*

Dor abdominal, inchaço, flatulência, diarréia e, em alguns casos, naúsea e vômitos. Pode haver tambémconstipação. Essa sintomatologia pode variar com alguns fatores como a composição do alimento no qual a lactose é ingerida e as características específicas do organismo do indivíduo. Há ainda a suspeita de que a intolerância à lactose seja responsável por diversos sintomas sistêmicos como dores de cabeça e vertigens, perda de concentração, dificuldade de memória de curto prazo, dores musculares e articulares, cansaço intenso e alergias diversas.

Nunca mais a pessoa poderá consumir leite e derivados?

leite derivadosDepende. Existe uma tolerância individual que determina a quantidade de lactose que pode ser ingerida pela pessoa sem causar esses sintomas. Tem paciente que tolera até uma xícara de leite, por exemplo. Além disso, existe uma medida farmacológica como a terapia de reposição enzimática com lactase exógena. Esse medicamento está disponível comercialmente na forma líquida e em cápsulas e tabletes, entretanto, estes produtos não são capazes de hidrolisar completamente todo o carboidrato ingerido, gerando resultados diferentes em cada paciente.*

E o cálcio?

alimentos ricos em calcioSabe-se que o leite e seus derivados são as maiores fontes de cálcio para o organismo. Para ajudar a atingir os níveis requisitados de cálcio, sem gerar os sintomas da intolerância à lactose, pode-se dar preferência a alimentos ricos nesse mineral comovegetais de folha verde (brócolis, couve, acelga, alface) e produtos do mar (sardinhas em conserva, atum e salmão). Existem também leites industrializados que são pré-incubados com lactose já hidrolisada, possuindo assim baixo teor de lactose. No site já analisamos o Leite semi desnatado Batavo Sensy. Há ainda a opção de alguns leites fermentados, cuja lactose é mais bem absorvida do que a do leite graças à presença de microorganismos com ação de degradação da lactose.

Não confunda IL com alergia à proteína do leite!

A alergia à proteína do leite, como o próprio nome diz, é uma reação alérgica às proteínas do leite, sendo necessário excluir TODOS OS ALIMENTOS CONTENDO A PROTEÍNA DO LEITE, pois é a sua presença que desencadeia as reações alérgicas. Já a intolerância à lactose se refere a um CARBOIDRATO. A alergia à proteína do leite de vaca afeta até 20% dos pacientes com sintomas sugestivos de intolerância à lactose, isso porque essas patologias são frequentemente confundidas. A prevalência de alergia à proteína do leite é estimada em 2 a 3% em crianças menores de 3 anos os sintomas mais frequentes manifestam-se no trato grastrointestinal, trato respiratório e pele.*

É o fim do mundo?

Não! Segundo a leitora Jéssica “no inicio eh normal ficar triste, chateado, emagrecer UM MONTE, isso todo mundo passa… com tempo a gente aprende a SENTIR O CORPO, medir o quanto posso ingerir de leite ou nao“.
Infelizmente, não é obrigatório colocar “contém lactose” nos rótulos dos industrializados :( Então, cliqueAQUI e colabore com o abaixo assinado! Enquanto isso, tem esse site que recomendamos para ajudar a descobrir os produtos industrializados sem lactose!
Você é intolerante à lactose? Quais produtos industrializados você tolera?
Fonte: *Brasil. Ministério da Educação. Manual orientação sobre a alimentação escolar para pessoas com diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose. 2 ed: Brasília, 2012.


http://fechandoziper.com/laticinio/leite-semidesnatado-batavo-sensy-90-menos-lactose/

Leite Semidesnatado Batavo Sensy 90% Menos Lactose

 
leite_semidesnatado_batavo_sensy_menos_lactose
Nota
B-
914
 


4
Publicado August 21, 2013 por 

Ingredientes

Leite semidesnatado, estabilizantes (citrato de sódio), monofosfato de sódio, difosfato de sódio e trifosfato de sódio) e enzima lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Informações Nutricionais

Porção: 200ml (1 copo)
%VD*
Valor energético78kcal = 328kj4%
Carboidratos9,0g3%
  Glicose4,0g**
  Galactose4,0g**
  Lactose1,0g**
Proteínas6,0g8%
Gorduras Totais2,0g4%
  Gorduras Saturadas1,2g5%
  Gorduras Trans0g**
Fibra Alimentar0g0%
Sódio130mg5%
Cálcio210mg21%
* % valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo da sua necessidade energética.
** valores diários não estabelecidos

A leitora Paula tem intolerância à lactose e está testando produtos com baixo teor ou isentos em lactose. Ela nos enviou o rótulo desse leite, será que é uma boa opção?
Esse produto realmente apresenta uma redução na quantidade de lactose, o que é uma vantagem para pessoas que possuem intolerância a esse nutriente. A quantidade de gorduras é menor do que um leite integral e maior do que um leite desnatado (como seria com um leite semidesnatado “tradicional”). A quantidade de proteínas é semelhante aos outros leites e de cálcio é menor do que os leites integral e desnatado já analisados da Nestlé, representando 21% do consumo diário recomendado.
Menos lactose
Sabe o que é lactose? A lactose é o açúcar contido nos leites e derivados. É um carboidrato (dissacarídeo) formado por dois carboidratos menores (glicose e galactose). Essa informação é importante para as pessoas que apresentam INTOLERÂNCIA À LACTOSE. Essas pessoas são incapazes de digeri-la (algumas toleram mais, outras toleram menos), apresentando uma série de desconfortos gastrintestinais, tais como a diarreia, quando ingerem produtos que contenham lactose.
Fonte: Portaria n˚ 29 de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA.
Apresenta 4 estabilizantes a base de sódio
Este produto apresenta os seguintes estabilizantes: trifosfato de sódio, monofosfato de sódio, difosfato de sódio e citrato de sódio. Reparem que são todos a base de sódio. Em 1 copo de leite ingerimos o equivalente a 6,5% da recomendação máxima. Não é uma quantidade muito alta, mas vale ficar esperto. A quantidade é semelhante aos leites da Nestlé já analisados.
Apresenta os açúcares naturalmente presentes no leite
Apesar de a legislação brasileira não exigir a especificação dos carboidratos simples (que são os açúcares) separado nas informações nutricionais como ocorre com a legislação americana, o fabricante optou por fornecer essa informação.
O que é a lactase?
A lactase é uma enzima que quebra a lactose em duas moléculas. Ela é encontrada nas células da mucosa do intestino delgado. Todos os mamíferos apresentam um decréscimo de lactase após o desmame. Na idade adulta os níveis dela decaem podendo chegar, aproximadamente, a 10% da taxa de lactase existente no período da infância. A exclusão do leite da dieta de pacientes portadores de má digestão da lactose pode acarretar prejuízos nutricionais e consequentes danos à saúde. Portanto, existem no mercado esses produtos alternativos, com reduzidos teores de lactose, capazes de suprir as necessidades nutricionais desses pacientes.
Fonte: Santana PEREIRA, M. C. S. et al. Lácteos Com Baixo Teor de Lactose: Uma Necessidade Para Portadores de Má Digestão da Lactose e um Nicho de Mercado. Rev. Inst. Latic. “Cândido Tostes”, Nov/Dez, nº 389, 67: 57-65, 2012.


Nenhum comentário: