SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Acabe com as dúvidas e entenda como é feito o alisamento nos cabelos

Publicado em 23/01/2014 - Por Marina Guerini
Reprodução - Profissão Beleza
De uns tempos para cá, os procedimentos que deixam os fios lisos estão ganhando espaço e destaque nos salões de beleza. Esses processos e produtos contam com a ajuda de alta tecnologia e princípios ativos que possibilitam o alisamento. Mas, antes de realizá-los, é necessário considerar alguns aspectos como, por exemplo, se o processo será temporário ou permanente, como preparar os fios para receber a química, como cuidar das madeixas pós-alisamento, entre outros.

De acordo com Tony Borba, hairstylist e visagista (SP), se o alisamento for temporário, o ideal é optar pela escova progressiva, mas sempre lembrando que o formol, além de proibido, faz muito mal à saúde da cliente e do profissional. “Prefira princípios ativos mais seguros, como a guanidina e a amônia. Caso a intenção seja manter os cabelos lisos por mais tempo, opte pela escova definitiva, utilizando amônia para fios menos crespos e hidróxidos de guanidina ou de sódio para os mais crespos”, explica o profissional. 

No entanto, antes de iniciar os procedimentos, Tony afirma que é imprescindível fazer algumas hidratações, principalmente em cabelos ressecados ou sensibilizados. Veja outras dicas:

- Antes de qualquer transformação, deve-se ter absoluta certeza do que se quer, pois o processo é irreversível. Após o alisamento, os cuidados devem ser redobrados. Hidratações periódicas e produtos de manutenção, como xampus sem sal, são indispensáveis.

- A primeira coisa a ser feita é escolher o tipo de alisamento a ser usado (temporário ou permanente) e, assim, realizar um teste em uma pequena mecha do cabelo, antes de fazer o procedimento nele todo, para conferir se o cabelo “aguenta” passar pelo processo e em quanto tempo ele estará liso. 

- Químicas como guanidina e amônia, quando bem aplicadas e manuseadas, não fazem nenhum mal aos cabelos;

- Para que a transformação seja bem-sucedida, é preciso perícia e capricho por parte do profissional;

- O alisamento não prejudica o cabelo. O que prejudica é a falta de preparo de profissionais que fazem o procedimento sem estudar e conhecer o produto a ser usado.

- É importante lembrar que os malefícios do formol são acumulativos e o produto pode causar riscos à saúde das clientes e, até mesmo, do profissional, como o câncer de pele.
 
 

Nenhum comentário: