SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

http://fechandoziper.com/blog/desvendando-rotulos/tang-nao-e-suco/

TANG NÃO É SUCO!

Prepare o seu coração, pois hoje é o dia no qual você deixará de pensar que TANG é suco.
Se ganhássemos uma moedinha por cada pessoa que chega achando que está ~arrasando~ tomando TANG, nós que estaríamos tomando uns bons drinks em alguma ilha paradisíaca nesse momento.
Adoramos que a leitora Carina tenha nos trazido essa sugestão! Ela enviou as fotos do produto com a seguinte dúvida:
Tenho como sugestão analisar o suco em pó Tang, que traz muitas informações sobre ser saudável e tantos outros benefícios, principalmente em seu rótulo, bem aos olhos do consumidor. É um produto cada vez mais utilizado pela praticidade, facilidade….nem precisa adicionar açúcar!!! O rótulo do suco Tang enche os olhos do consumidor, mas será que é tudo isto mesmo?
Acreditamos que essa seja a mesma dúvida de quem já parou para pensar no assunto. Vamos analisar a embalagem desse produto em mais um DESVENDANDO RÓTULOS:
embalagem tang laranja
Frente da embalagem
Logo de cara podemos ler que o TANG, na verdade, é um “preparado sólido para refresco sabor suco de laranja de baixa caloria.” Ou seja, NÃO É SUCO. Então vamos analisar os ingredientes, asinformações nutricionais e o que ele diz nos oferecer. Já fizemos um post falando sobre as diferenças entre suco integral, néctar e refresco (clique AQUI para conferir).
embalagem verso tang laranja
Alegações nutricionais no verso da embalagem
foto ingredientes e informação nutricional tang laranja

INGREDIENTES:

QUE ISSO, GENTE?? Olhando a imagem na frente da embalagem você acha que vai tomar um suco, mas nos ingredientes nos deparamos com uma infinidade de nomes desconhecidos! Podemos constatar que:
  • O AÇÚCAR é o ingrediente em MAIOR QUANTIDADE. 
  • A LARANJA está presente como “polpa de laranja desidratada”. E pelo lembrete gigante você pode perceber que ela corresponde a somente 1% da composição do produto. Então quer dizer que 99% do produto é qualquer outra coisa, ao invés de polpa da fruta
  • O que adianta apresentar corantes naturais, se tem mil ESPESSANTES, ADOÇANTES (edulcorantes) artificiais e AROMA SINTÉTICO? A frase da embalagem deveria ser: “Tang, além de conter uma combinação de vitaminas A e C, e Ferro, não contém corantes artificiais. Contém mais o que? Acidulante, antiumectante e regulador de acidez…”
  • E só um pouco, corante inorgânico dióxido de titânio, espumante extrato de quiláia e corante carameloSÃO O QUE?!?!?!?! O dióxido de titânio é encontrado na natureza, ok, só que também é utilizado em protetores solares e pinturas. A quiláia realmente é uma árvore e o uso está liberado pela ANVISA. O corante caramelo não está especificado, mas sabemos que existe mais de um tipo. Inclusive, dentre eles se encontra o polêmico caramelo IV, possivelmente cancerígeno, utilizado em refrigerantes. Vejam quanta coisa esses nomes estranhos podem nos dizer, hein?!
Dá pra perceber que isso tá mais para uma cópia barata de suco de laranja, daquelas bem falsificadas. Se fosse um carro, certamente você sempre optaria pelo combustível de melhor qualidade, para não enviá-lo para a manutenção o tempo todo, não é mesmo? Lembre-se de que o mesmo pode acontecer COM O SEU CORPO. Alimente-o com produtos mais naturais! 
Um copo de suco natural de laranja contém: LARANJAS. Assunto encerrado.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

  1. É óbvio que, com a quantidade de adoçantes, o valor energético em um copo de 200 ml seria somente de 21 Kcal. Mas qual é a quantidade de pó que você coloca? E você costuma tomar somente 1 copinho desses?
  2. Veja que em 1 colher de sopa do pó (6 g), os AÇÚCARES correspondem a 70% da quantidade (4,2 g). Confirmando o que vimos na lista de ingredientes.
  3. Nos ingredientes encontramos FIBRA ALIMENTAR VEGETAL, mas na informação nutricional diz que o refresco “não contém quantidade significativa de fibra alimentar”. Meu deus, rolou um chá de sumiço? Segundo a RDC nº 360 de 2003, a fibra alimentar é considerada uma quantidade não significativa quando menor ou igual a 0,5 g na porção. Não faz muito sentido a empresa ter se dado ao trabalho de adicionar fibras e essa fibra adicionada não ter sido o suficiente para atender ao mínimo exigido para aparecer na rotulagem…
  4. Realmente ele possui Ferro, Vitamina C e Vitamina A adicionados. Mas gente, que quantidade é essa para justificar tomar um refresco em pó cheio de nhaca dentro? Fora que 1 copo de suco natural de laranja (200 ml) vem com pelo menos 70 mg de Vitamina C e não essa merreca de 6,8 mg.

“Para que as crianças cresçam saudáveis, uma alimentação balanceada é muito importante!”

Concordamos com a frase, mas PELO AMOR DE DEUS, tenha bom senso e não ofereça esse tipo de produto para o seu filho. Se você tiver uma criança com menos de 2 anos, pior ainda!!! Esse alimento contém MUITO açúcar e isso vai interferir completamente nos hábitos alimentares e na saúdedela. Ofereça um suco natural, feito com frutas variadas! Assim, ela estará ingerindo vitaminas e fibras e conhecendo sabores diferentes ao invés de se entupir de açúcares e de adoçantes.
Aliás, vamos relembrar uma propaganda desse refresco que foi divulgada em 2010:
Várias crianças felizes achando que o TANG vai contribuir para o seu desenvolvimento físico e mental, além de conter ESPUMINHA(???). Sem comentários.

Classificação do Fechando o Ziper: PASSE LONGE!

E aí, aprendeu? Queremos saber qual mistura gostosa de frutas vocês sugerem para um belo suco. Deixem seus comentários! ;)
Quer ler mais? Já analisamos outras bebidas, clica aí!!

Nenhum comentário: