SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sábado, 20 de julho de 2013

Sorteio de bebês em Paris, 1912.

A imagem em questão apareceu pela primeira vez no jornal "Popular Mechanics" em janeiro de 1912 e anunciava um sorteio de alguns dos bebês mais bonitos de Paris.

A ideia era conseguir lares para os órfãos e, obviamente, as famílias vencedoras eram estudadas pela instituição que possuía a guarda dos bebês antes deles serem entregues.

Pode nos parecer absurdo hoje, porém, na época a prática não era inteiramente estranha, apesar de não ser aprovada por toda a sociedade. Ainda que a loteria de bebês já não fosse mais tão comum no início do século XX, era uma forma de conseguir bons lares para os pequenos órfãos e angariar fundos para as instituições beneficentes.

É importante lembrar que os primeiros orfanatos, unicamente com a intenção de salvar a vida de crianças abandonadas, foram criados entre os séculos XVII e XVIII na França e em Londres com o "Foundling Hospital". Até então, os bebês rejeitados estavam condenados ou a morrerem nas ruas, ou a sofrerem infanticídio, ou ainda pararem nas mãos de pedófilos e exploradores infantis.

Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas

Fontes:

- "Baby Raffle of Paris, 1912". Ptak Science Books, 2013. Disponível em <<http://longstreet.typepad.com/thesciencebookstore/2013/06/-baby-raffle-of-paris-1912.html>>. Acessado em: 18 jul. 2013.

- "MAYOR HUME: 'NO BABY RAFFLING IN THIS MAN’S TOWN!'". Historic Joplin. Disponível em <<http://www.historicjoplin.org/?tag=baby-raffle>>. Acessado em: 18 jul. 2013.

Nenhum comentário: