SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Imagens Históricas








A famosa Esquadrilha 19, "The Lost Patrol", e um dos maiores mistérios do Triângulo das Bermudas.

Talvez de todos os mistérios no Triângulo das Bermudas o mais famoso e impressionante seja o da Esquadrilha 19 que desapareceu durante um exercício de rotina logo após o termino da Segunda Guerra Mundial.

Era dia 05 de dezembro de 1945 quando cinco torpedeiros Gruman Avenger saíram da Base Naval de Fort Lauderdale, na Flórida, num exercício de rotina. A equipe decolou às 14 horas em direção ao Atlântico e nunca mais foi vista. No início da empreitada, a Esquadrilha voou sem problemas pela rota programada, tangenciando a costa da Flórida. Contudo, próximo das 16 horas o operador da torre de Fort Lauderdale começou a receber, segundo consta a história, mensagens desesperadas do líder da missão, o tenente Charles Taylor.

Taylor afirmava que os controles e instrumentos dos torpedeiros haviam enlouquecido. Por vários minutos, os operadores de rádio insistiram em pedir a posição da Esquadrilha 19 ao oficial; tudo em vão. Uma das versões do acontecido afirma que as últimas palavras do oficial foram as seguintes: “Não venham nos procurar, pelo amor de Deus...”.

Obviamente nada confirmado, porém, o fato é que após alguns minutos, as mensagens desesperadas da Esquadrilha simplesmente cessaram. Algum tempo depois, a Marinha enviou um hidroavião, Martin Mariner, às buscas onde teria sido a provável queda dos torpedeiros. O que não esperavam é que o próprio resgate desaparecesse também. Quando o hidravião chegou ao local especificado como a possível queda, ele desapareceu das telas dos radares, sumindo para sempre com uma tripulação de 13 pessoas.

A Marinha norte-americana considerou essa uma das maiores perdas de oficiais, em seis aviões, em tempos de paz. O documento oficial relatava que a Esquadrilha 19 caíra no mar devido à infeliz coincidência de uma série de fatores: mau tempo repentino, interferência elétrica e erro do piloto. Nele também constava a informação de que o líder da esquadrilha, o tenente Charles Taylor, aparentemente entrou em pânico, ajudando assim a agravar a situação, comprometendo dessa maneira o equilíbrio psicológico de seus jovens e relativamente inexperientes comandados. Quanto à perda do hidravião Mariner, supôs-se que uma explosão o atingiu, apesar de não haver nenhum indício que sustentasse tal hipótese.

Mesmo com o relatório oficial, a Marinha não respondeu inúmeras perguntas, como a falta de destroços, o porquê do tenente Charles Taylor e todos os outros aviões da Esquadrilha terem perdido todos os controles ao mesmo tempo, assim como o porquê dele não conseguir dar sua posição exata etc.

Desde 1945, a perda da Esquadrilha 19 e do hidravião de busca e resgate entrou para o folclore do Triângulo das Bermudas, e uma série de autores apresentou teorias a respeito: óvnis, sobrenatural, deslocamentos de tempo e redemoinhos metapsíquicos entre outras.

Ainda assim, passados 68 anos, ninguém conseguiu desvendar por completo o mistério da Esquadrilha 19 e do hidroavião.

Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas

Foto: National Archives.
http://www.archives.gov/research/index.html

Fonte: National History and Heritage Command. Disponível em >> http://www.history.navy.mil/faqs/faq15-2.htm
Curtir · · Compartilhar · 

Nenhum comentário: