SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

quinta-feira, 6 de junho de 2013


Zeus rouba os dados bancários do usuário sem que este perceba que está sendo uma vítima de cibercrime

Redação, Administradores.com, 
Shutterstock
Um malware de codinome Zeus, que já circula há algum tempo na Internet, começou a usar o Facebook para se disseminar com mais facilidade. O vírus é capaz de se instalar no computador do usuário e permanecer inativo até que seja acessado algum serviço de internet banking.
O Zeus rouba os dados bancários do usuário sem que este perceba que está sendo uma vítima de cibercrime. O malware, detectado pela primeira vez em 2007, é capaz de exibir uma página falsa de acesso à conta bancária, onde o usuário fornece todos os dados acreditando utilizar o site real.
Ainda não se sabe quem está por trás do golpe, mas é provável que uma rede de cibercriminosos da Rússia, intitulada Russian Business Network, esteja por trás das ações. O Facebook já conhece a ação das variantes do Zeus, mas ainda não apresentou uma solução para conter o vírus. A rede social apenas recomenda aos usuários que não acessem links suspeitos e mantenham os softwares antivírus ativos e atualizados.
Se o usuário suspeitar que seu computador foi infectado - ou quiser verificar, por segurança - é só seguir algumas dicas básicas: o Zeus se instala em uma pasta chamada %System% folder e instala localmente outros arquivos, como TSPY_ZBOT.SMD ou TSPY_ZBOT.XMAS. É possível fazer uma verificação manual.
Algumas soluções antivírus, mesmo em versões gratuitas, oferecem opções de varredura do sistema antes da inicialização. Embora mais demorado, o processo identifica programas mal-intencionados de forma mais minuciosa, incluindo alguns que se "escondem" quando o sistema operacional é inicializado.
Com informações do R7

Nenhum comentário: