SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

domingo, 1 de setembro de 2013

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/08/1329708-onu-convoca-reuniao-urgente-sobre-denuncia-de-ataque-quimico-na-siria.shtml

21/08/2013 - 14h53

ONU convoca reunião urgente sobre denúncia de ataque químico na Síria

PUBLICIDADE
 
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Ouvir o texto
O Conselho de Segurança da ONU convocou nesta quarta-feira uma reunião de emergência às 15h em Nova York (16h em Brasília) para discutir a denúncia da oposição síria sobre um ataque químico realizado por forças do regime de Bashar al-Assad durante a madrugada na periferia de Damasco.
A denúncia acontece três dias após a chegada da missão das Nações Unidas destinada a investigar o uso de armamento químico no país. Os agentes investigam três acusações, feitas pelo regime sírio e a oposição, sobre a aplicação das armas no conflito de mais de dois anos.

Ataque químico deixa mortos na Síria

 Ver em tamanho maior »
ATENÇÃO: a galeria a seguir contém imagens fortes
As mortes foram denunciadas mais cedo pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres, e outros grupos ativistas. Os opositores estimam de cem a 1.300 pessoas mortas na ação, que foi negada pelo regime sírio.
A reunião foi convocada a pedido de Estados Unidos, Reino Unido, França, países com poder de veto aliados dos rebeldes, além de Luxemburgo e Coreia do Sul. O porta-voz da ONU, Eduardo del Buey, disse que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ficou chocado com a acusação.
O chefe da organização também anunciou que a missão de observadores da ONU negocia com Damasco uma visita ao local do incidente. A vistoria na região foi pedida pelos países que convocaram a reunião, além de Arábia Saudita, Liga Árabe e União Europeia.
Os Estados Unidos condenaram as denúncias de uso das armas e mostraram preocupação com a notícia, mas não comentou sobre ações mais enérgicas em relação à Síria. O uso comprovado de agentes químicos foi considerado pelo presidente Barack Obama como motivo para uma intervenção militar.
ATAQUE
Segundo os opositores, os agentes químicos foram lançados em foguetes, que atingiram as cidades de Ain Tarma, Zamalka e Jobar antes do amanhecer desta quarta. Ativistas colocaram na internet uma série de vídeos e fotos das vítimas, a maioria de mulheres e crianças.
Em um deles, que dizem ter sido gravado no bairro de Kafr Batna, na mesma região, mostra uma sala com quase cem corpos, muitos deles de crianças, mulheres e idosos. A maioria deles aparece pálido, mas sem ferimentos visíveis.
Outros vídeos e fotos mostram médicos tratando pessoas que também não tinham ferimentos aparentes. A natureza, a data e a origem das imagens não puderam ser verificadas de forma independente devido às restrições impostas pelo regime sírio à entrada de jornalistas e organizações internacionais.
Para porta-voz da Chancelaria russa, Alexander Lukashevich, o ataque foi uma provocação da oposição síria devido à presença dos monitores. "Isso é justificado pelo fato de que este ato criminoso é cometido perto de Damasco no mesmo momento em que a missão da ONU está lá".
Mesmo que haja votação de medidas contra a Síria no Conselho de Segurança, a expectativa de aprovação é pequena. A Rússia, aliada de Assad, vetou três resoluções que incluíam punições ao regime sírio desde o início do conflito, em março de 2011.

Nenhum comentário: