SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

10 curiosidades sobre Chaves

1. A série humorística "Chaves" foi criada pelo ator, diretor e produtor mexicano Roberto Gómez Bolaños em meados da década de 70. O garoto de 8 anos, órfão e fã de sanduíche de presunto, porém, apareceu pela primeira vez alguns anos antes, em "Chispirito", um outro programa humorístico de Bolaños transmitido pela mexicana Televisa. Ao lado de Chapolin, ele era um dos personagens mais populares do programa e por isso ganhou um seriado só seu.
2. Em pouco tempo, "Chaves" se tornou sinônimo de sucesso e grande audiência na América Latina e na Espanha. Trinta países transmitiam as aventuras do menino e seus amigos. No Brasil, elas começaram a ser exibidas em 1984 e foram reprisadas inúmeras vezes pela rede SBT.
3. O comediante Roberto Gómez Bolaños Cacho nasceu no dia 21 de fevereiro de 1929 , na Cidade do México. Sua mãe era secretária e seu pai, artista plástico. Antes de se tornar ator, Roberto foi boxeador.
4. "Chispirito" é uma derivação de "pequeno Shakespeare", em espanhol. Esse era o apelido Roberto Bolaños, dado pelo diretor de teatro Augustín P. Delgado. O motivo? Sua baixa estatura: Bolaños mede apenas 1,60 metro.
5. Bolaños tem seis filhos e 12 netos com Florinda Meza García. Depois de 20 anos juntos, o casal finalmente oficializou a união, em 2004.
6. Antes de trocar aliança com Bolaños, Florinda teve um caso com Carlos Villagrán, o Quico. Há comentários de que ele decidiu abandonar o programa por causa do triângulo amoroso. Villagrán desmente e alega ter saído para tentar uma carreira solo. A verdade é que o ator e Bolaños permaneceram 20 anos sem falar um com o outro.
7. Em 2003, Bolaños lançou o livro "...Y También Poemas." Segundo sua esposa, em 43 anos escrevendo, o ator encheu 63 mil folhas de papel (o que equivale a 2,4 milhões de linhas e a 168 milhões de letras).
8. Roberto Bolaños foi fumante por 40 anos. Seu companheiro de elenco, o ator Ramón Gómez Valdez y Casillo (Seu Madruga), morreu em 9 de agosto de 1988, de câncer no pulmão. Seis anos depois, Angeline Fernández (Bruxa do 71) faleceu vítima do mesmo mal.
9. "Este é o programa nº 1 da televisão humorística!". Esta frase, que aparecia na abertura original do seriado, era dita pelo marido da atriz Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha. Ela e Bolaños brigaram depois que a atriz registrou em seu nome a personagem sem pedir autorização. O ator entrou com um processo na justiça para reaver os direitos sobre sua criação e os dois passaram a trocar ofensas públicas.
10. Seu Madroga prendeu Quico em uma caixa. Não, não é erro de grafia! Existiu mesmo um personagem chamado Seu Madroga, que era primo do Seu Madruga. O nome original, Don Roman, também era parecido com o do primo famoso (Don Ramón). Ele apareceu em apenas um episódio ("Seu Madroga, o primo do Seu Madruga") para substituir o ator Ramón Valdez, que estava com problemas de saúde.

Livro reúne curiosidades sobre seriados e outras pérolas do passado

Nenhum comentário: