SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dicas para um casamento econômico

Seus convidados podem fotografar a festa e as amigas ajudarem na decoração. A lua de mel pode ser paga pelos mais chegados. Saiba como começar uma vida a dois sem dívidas!
Dicas básicas para um casamento econômico. / Foto: Thinkstock
Dicas básicas para um casamento econômico. / Foto: Thinkstock
Por KARINA COSTA
Quando um casal resolve se unir com certeza quer espalhar para o mundo. Mas, na ponta do lápis, a festa dos sonhos pode ser interrompida por falta de grana e todos aqueles com quem gostariam de compartilhar essa felicidade talvez nem entrem na lista da suposta festança.
A coordenadora do Investmania, Aline Rabelo, lembra que é possível fazer uma cerimônia mais simples e muito marcante. E o melhor: sem começar a vida a dois cheios de dívidas devido aos custos da cerimônia. Quer tal pedir para os convidados registrarem a festa com suas próprias câmeras? E contar com as amigas para a decoração? A lua de mel pode ser paga em cotas pelos mais chegados. Já pensou nisso? Confira mais dicas:
Antecedência é garantia de economia = “Entre todas as dicas, a mais relevante, sem dúvida, é planejar o casamento com tempo e dedicação. Criar um fundo de reserva antes de começar os preparativos é ideal para que o sonho não se transforme em pesadelo. Escolha uma modalidade de investimento e comece a poupar assim que a ideia do casamento estiver consolidada entre o casal”.
Lista de convidados = Será que vocês precisam convidar “todo mundo” mesmo? A especialista lembra que a lista de convidados norteia boa parte dos custos do casamento e então precisa ser bem pensada. “A dica é elaborar uma lista individual para cada noivo, já considerando aqueles que poderão não comparecer cujo convite é indispensável. Ao juntar as listas, o casal deve discutir com atenção e bom senso os cortes necessários evitando, assim, desperdícios com alimentação, bebidas e lembrancinhas, por exemplo. Uma sugestão é convidar apenas as pessoas que têm importância afetiva para a união. Será econômico, porém marcante.
Alugue o vestido de noiva = Toda mulher gosta de exclusividade, mas se a ordem é economizar, o ideal é alugar o vestido. “Costuma sair mais em conta, afinal, o modelo não terá que ser criado especialmente para a ocasião. Também é importante pesquisar o preço do aluguel e negociar ao máximo o valor. Fique de olho em liquidações. Os bazares e as lojas especializadas, porém mais populares, são boas alternativas. Se optar por uma festa mais informal, a noiva pode customizar um vestido simples com acessórios bacanas. E se o tom for mais formal, outra escolha acertada é reformar o vestido de casamento da mãe e deixá-lo com a cara da noiva”.
Convites de casamento = “Neste quesito a simplicidade significa, além de bom gosto, custo baixo. Lembre-se que grande parte dos convidados que recebem os convites só dará atenção ao material no momento da entrega, depois, certamente, o destino é o fundo da gaveta ou até mesmo o lixo”.
Música da festa = Quem não tem um amigo que manda bem no gosto musical, manja muito do ramo ou conhece um bom DJ? Que tal contar com ele? “Para um casamento mais acessível financeiramente, contratar uma superbanda está fora de cogitação. Música ambiente ou convidar amigos músicos ou DJs para tocar são boas saídas. É garantia de animação e baixo custo, com certeza”.
Opte por uma celebração diurna = “Junte cerimônia religiosa e festa num mesmo espaço. E, pela manhã, as pessoas bebem menos, os noivos não precisarão investir em uma iluminação mais pesada, os trajes também poderão ser mais simples, o que pode ajudar a economizar. E se algum parente ou amigo tiver um imóvel apropriado, vale a pena pedir um desconto no aluguel. Quem sabe o proprietário não cede o local gratuitamente como presente aos noivos? Aposte na ideia!”.
Conte com as amigas para decorar o local da festa = “A participação da mãe, avós e amigas nesta fase da organização também é fundamental, pois elas podem ajudar na produção de pequenos itens de decoração, que, certamente, farão toda a diferença. Outras dicas são selecionar um mix de flores mais baratas e da época ou optar por um espaço com decoração própria”.
Menu degustação pode ser alternativa = Neste caso, os convidados vão poder experimentar diferentes opções de pratos em porções menores. Outra ideia é convidar menos gente e investir em um cardápio de melhor qualidade. Fazer o cálculo preciso da quantidade de bebida a ser comprada para evitar desperdícios e tomar muito cuidado com a seleção de destilados, que geralmente são os que mais impactam no orçamento, também ajuda a economizar”.
Fotos sob a ótica dos amigos = Hoje em dia as pessoas tem câmeras bacanas embutidas no celular, então que tal pedir para os convidados registrarem os melhores momentos do casamento? “Outra forma criativa de registrar a ocasião é distribuir câmeras descartáveis para os convidados, para que eles mesmos possam “clicar” os momentos que julgarem mais especiais”.
Lua de mel parcelada entre amigos = “Uma forma diferenciada de presentear os noivos é usar os serviços de alguns sites que dividem o valor da viagem em cotas variadas, que podem ser compradas pelos convidados. Mas para tudo dar certo os convidados devem manter uma boa comunicação e realizar a ação com bastante antecedência. Nomear um responsável pela organização e acompanhamento do total arrecadado é essencial”.

Nenhum comentário: