Sopas instantâneas são sempre vilãs?
A maioria das sopas de saquinho que encontramos por aí são de apavorar! Muito sódio, muitos aditivos alimentares, poucas fibras entre outras características que as fazem passar longe de ser uma boa refeição…
Confessamos que já não tínhamos esperança quando o assunto era sopa de saquinho! Mas, não é que a sugestão da leitora Wanessa nos supreendeu?
“Gostaria que vocês analisassem essa sopa. Ela é encontrada em lojas de produtos naturais e parece ser saudável. Para quem gosta de uma alimentação leve e gostosa, eu indico. Agora só resta saber se é natural.”
Então, hoje vamos alertar vocês em relação à composição das sopas mais comuns do mercado e iremos vamos mostrar uma versão “saudável” apresentada pela leitora! Curiosos? Vamos lá!
Primeiramente analisaremos as INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS dessas duas sopas, a Vono da marca Ajinomoto e a Meu Instante da marca Maggi.
- Você já parou para pensar na quantidade de SÓDIO que essas sopas em pó apresentam?? Se formos considerar a nova recomendação da OMS, a qual reduziu o valor máximo a ser consumido diariamente de 2.400 mg para 2.000 mg, vamos observar mais de 30% do sódio diário nesses pacotinhos!!!
- A Vono tem uma quantidade pequena de fibras, enquanto a Meu Instante possui zero fibras!
- Ambas possuem quantidades altas de gorduras para uma porção tãaao pequenina.
Ingredientes
Vono Ajinomoto sabor Milho e Torradinhas: Maltodextrina, milho doce, fécula de batata, açúcar, creme de leite, sal, gordura vegetal, batata, torradas, composto lácteo com gordura vegetal, cebola, queijo, extrato de levedura, cúrcuma, salsa, aromatizante, espessante carboximetilcelulose sódica, realçadores de saborglutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico e corante inorgânico dióxido de titânio.
Meu Instante Maggi sabor Frango Desfiado com Batata e Alho-Poró: Maltodextrina, amido modificado, fécula de batata, gordura vegetal, carne de galinha, sal, xarope de glicose, soro de leite, extrato de levedura, leite desnatado, mistura para purê de batatas (batatas, estabilizante pirofosfato dissódico, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos, antioxidantes ácido cítrico, dióxido de enxofre, BHA e BHT e corante natural cúrcuma), cebola, alho-poró, salsa, condimento preparado sabor galinha, realçadores de saborglutamato monossódico e inosinato dissódico, espessante goma guar, emulsificantes lecitina de soja emono e diglicerídeos de ácidos graxos, aromatizantes, antiumectante dióxido de silício e corantes natural cúrcuma e caramelo.
Tentamos sublinhar tudo que não gostaríamos nessas sopas e quase sublinhamos a lista inteira!
- Ambas apresentam açúcar, gordura vegetal, glutamato monossódico e mais uma lista de aditivos alimentares!!
- O glutamato monossódico é bastante utilizado na indústria de alimentos (em salsichas, carnes, temperos prontos…) e, por isso, o seu consumo está aumentando, cada vez mais, ao redor do mundo. Alguns estudos mostram que o glutamato monossódico pode causar intoxicação, pois o ingerimos em grandes quantidades. Além disso, ele pode alterar o metabolismo da fome e da saciedade, aumentando o apetite*, podendo também aumentar o risco de sobrepeso, pressão arterial e diabetes tipo II**.
- O BHA e BHT são antioxidantes sintéticos e são utilizados para retardar a rancidez em óleos e produtos contendo óleos e gorduras. Estudos toxicológicos têm demonstrado a possibilidade destes antioxidantes apresentarem efeito carcinogênico em experimentos com animais. Em outros estudos, o BHA mostrou induzir hiperplasia (aumento das células) gastrintestinal em roedores por um mecanismo desconhecido; em humanos, a relevância dessa observação não está clara.***
Agora, vamos dar uma olhada no rótulo da sopa enviada pela nossa leitora:
Obs: As informações nutricionais são referentes a 3 colheres de sopa, as quais devem ser misturadas com 2 copos água para o preparo.
Ela não possui aditivos alimentares, tem pouco sódio, nadinha de gorduras saturadas e muitas fibras! Além disso, pode ser consumida por pessoas portadoras de doença celíaca, por não possuir glúten.
O GLÚTEN é a principal fração protéica presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Há pessoas, geneticamente predispostas, que não conseguem tolerar essa proteína, provocando lesões no intestino e gerando uma redução na absorção dos nutrientes ingeridos. O nome atribuído a essa intolerância ao glúten é DOENÇA CELÍACA. Esse produto não contém glúten, pois são utilizados flocos de arroz e missô (o qual deve ser obtido através da fermentação de arroz ou de soja, mas não da cevada).
A-do-ra-mos! Essa sopa nem precisa disputar com essas sopas de saquinho que encontramos, como a Vono, pois ganha de looonge. Na hora da pressa é uma boa opção para consumo.
Vocês conhecem outras marcas com sopinhas assim? Se não, como é a sopa saudável que você prepara em casa? Compartilhe conosco!
Fontes:
*Fernandez-Tresguerres Hernandez JA. [Effect of monosodium glutamate given orally on appetite control (a new theory for the obesity epidemic)]. An R Acad Nac Med (Madr). 122(2):341-55, 2005.
**Tonkla, et al. Monosodium glutamate (MSG) intake is associated with the prevalence of metabolic syndrome in a rural Thai population. Nutr Metab (Lond) 9(1):50, 2012.
***RAMALHO, Valéria Cristina; JORGE, Neuza. Antioxidants used in oils, fats and fatty foods. Quím. Nova, São Paulo, v. 29, n. 4, July 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário