SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sábado, 1 de outubro de 2011

28 ago

Juju

Também não custa lembrar que qualquer alimento (e portanto, "natural") pode causar alergia nos seres humanos. Alguns alimentos, pelo meior potencial alergenico não devem ser dados para crianças menores de 1 ano, como peixes, clara de ovo, etc.
28 ago

Juju

Paola, e se seu filho está mostrando sensibilidade mesmo sendo alimentado com leite materno, isso é sinal de que o seu intestino não está bom! Assisti ontem uma palestra sobre isso...quando o intestino da mãe não está bem, ele passa a absorver de forma "errada" as proteínas dos alimentos e isso pode aumentar a sensibilidade da criança.
28 ago

Lígia

Samuel

isso é bem verdade. Mas veja bem, como você mesmo disse, usam solventes, etc. Nada me convence que os solventes são 100% retirados do produto final. Até chegar no "corante natural", usaram tanto solvente, etc... e vc tá comendo todos esses resíduos. Além disso, o nosso corpo é feito de química mas nunca de algo purificado. Química purificada não é encontrada facilmente no ambiente natural. Chá de folha de coca não leva ninguém pro buraco, mas cocaína purificada (totalmente natural) destrói a vida das pessoas. Daonde vem esse problema da cocaína? Vem do excesso, vem da purificação. Pra produzir uma grama de cocaína são necessárias não sei quantos KILOS de folha de coca, e esse "estimulante natural" (a cocaína) vem cheio de solvente etc. Ninguém consome isso tomando chá de folha de coca. O mesmo tipo de excesso acontece quando fazem um "corante natural".
Além disso, existe uma diferença entre um vinagre fermentado não purificado (que tem todos os outros nutrientes que não foram retirados no processo de refinamento), e o vinagre refinado. A mesma coisa acontece com açúcar, que vicia (pra muita gente, incluindo eu, ficar sem açúcar duas semanas é difícil, sou viciada) e depois dá diabetes. O açúcar purificado não é encontrado facilmente na natureza. Quando uma pessoa consome açúcar, ela come o que é chamado de "caloria vazia", já que numa situação não tão manipulada, a sacarose vem acompanhada de mil nutrientes, fibras, vitamina B6, vitamina C, ferro, e por aí vai...
O fato do nosso corpo ser feito de química não muda nada a nossa situação. Muito infelizmente MESMO a nossa sociedade é baseada na fé cega na tecnologia. Se as pessoas quiserem comer bem elas não precisam de nada high tech não, basta comer um monte de fruta e verdura crua e cozida durante o dia e evitar coisas muito industrializadas (cheia de tecnologia embutida dispensável). Essa tecnologia toda é que fazem essas comidas que estão associadas a diabetes, pressão alta, obesidade, etc.
28 ago

Lígia

Samuel

O bicarbonato é outro produto purificado, refinado. É outra química do mesmíssimo jeito. O fato do produto ser caseiro não faz nenhuma diferença.
Além disso, não acho que todo e qualquer produto químico purificado faz mal pra saúde. Pra você afirmar isso, tem que pegar, sei lá, uns 50 ou 200 ratos pra dar uma superdose pra eles até 50 por cento morrer e depois comparar com outros produtos. E depois pra ver se dá cancer, pega outro grupo e faz a mesma coisa só que com doses menores e vê se a incidência de cancer. Pra ver se os produtos dão problema em feto, engravida um monte de rata e faz a mesma coisa, ou seja, mata, analiza os fetos, etc. Daí depois de matar milhões de ratos a gente faz uma lista dos que a gente acha que foram os produtos mais escrotos, e proibe esses. Os que tiveram efeitos menores a gente deixa passar. Isso se não rolar um lobby básico no caminho pra proibir algo que não faz tão mal ou deixar passar uma coisa que faz mal.
Sério, pra que tanto trabalho? Tanta morte? Tanto recurso disperdiçado? Esses corantes, etc são produzidos pra fazer comida que fica velha, que não tem um sabor tão bom quanto a comida fresca. A gente vive preso em um sistema que obriga a gente a comer mal. Nunca houve uma incidência tão grande de obesidade, pressão alta, câncer, doença cardiovascular... Isso veio da revolução industrial, da revolução tecnológica, do desenvolvimento. Claro que o desenvolvimento traz muitas coisas boas, mas a gente tem que reconhecer as coisas que não dão certo. Mesmo as frutas que a gente come vem cheio de veneno pra rato, herbicida, etc... Os nossos avós comiam menos coisas que a gnete, mas comiam muito menos veneno.
A gente tá no topo da cadeia alimentar, come carne, etc etc etc... Vários produtos químicos tóxicos, nocivos (mas não todos) se acumulam de um bicho pro outro, de tal forma que o predador é o que mais come os contaminantes. Uma vaca acumula muito contaminante durante a vida toda. Uma vaca que tomou hormônio, que comeu um pasto contaminado.
28 ago

Lígia

Depois a gente come a vaca. E a gente não come só a vaca, a gente come a vaca, a gente come o peixe (atum mesmo é predador), o leite, a farinha, etc etc etc. Pra certos contaminantes que a gnete joga no mar, na terra, no ar, o corpo dos animais e das plantas funciona como um "filtro", retendo esses produtos tóxicos.
Se a gente estudasse o mínimo de ecologia e parasse de cultivar essa fé cega na tecnologia, iria entender várias coisas. Primeiro que intolerância à lactose não é um problema em si, já que 70% da população mundial tem isso e a incidência muda de região pra região, e isso tem uma explicação ecológica. Iriam entender também que refinar demais um alimento é mais fácil de ser um desequilíbrio do que qualquer outra coisa. Até tratamento alopático poderia ser muitas vezes evitado (não sempre, de forma alguma) e muitos problemas poderiam ser tratados com erva, etc, gastando menos dinheiro, e tendo os outros benefícios desses produtos naturais, ao invés de apenas "efeitos colaterais".
Há 200 anos atrás ninguém comia veneno não. E hoje TUDO o que a gente come é CHEIO de veneno, por causa da revolução industrial e da fé cega na tecnologia. A humanidade tem, sei lá, acho que uns 20 000 anos. E no entanto todos esses corantes refinados, etc, são vistos como coisa normal, e até respeitados por serem algo vindo de uma tecnologia avançada. Mas burrice mesmo é usar esses recursos quando a ciência BÁSICA, a ecologia por si só já nos alerta que a gente tem que analizar as coisas de outra forma e que isso tá fazendo mal pra gente. Isso é burrice, alienação.
Se quiserem comer bem, comam comida mais simples em maior quantidade: fruta, verdura e cereais inteiros. E dar preferência pros alimentos crus. Simples.
Produtos fermentados também dizem que são bons e pá. O problema maior é essa parada de refinar, de desequilibrar o alimento, de destruir a diversidade. TUdo tem um equilíbrio, e quando a gente sai do equilíbrio, a gente para de ter saúde.
28 ago

Lígia

E existe evidência de que a gente tem muito contaminante no corpo. Quando uma pessoa começa a perder tecido adiposo, ela solta um monte de contaminante no corpo porque o tecido adiposo guarda grande parte dos contaminantes (o mesmo acontece com o tecido nervoso, mas vc não perde tecido nervoso quando emagrece, obviamente). Fazendo análise do sangue da pessoa que tá emagrecendo você vê que a quantidade de contaminante aumenta muito na época em que o teciso adiposo da pessoa tá sendo metabolizado. Então, enfim, o que eu tô falando não é conversa pra boi dormir, existe evidência.
Se você procurar evidência pras coisas que eu falei aqui, vai encontrar.
28 ago

Samuel

Ligia

Respondendo por partes:
Solventes voláteis – como o próprio nome indica, são VOLÁTEIS, passam para o estado gasoso, o que impossibilita de ficar residual. Não existe a menor possibilidade de isso acontecer. Tente molhar um pedaço de pão com álcool e deixe exposto ao ar... haverá residual?

Cocaína X Folha de coca – queridona, a cocaína é UM dos componentes presentes na folha de coca. Seria a mesma coisa que você extraísse a cafeína do café e tomasse somente ela. O café tem fatores benéficos e maléficos, mesmo que seja um cultivo totalmente orgânico. O saber usar é o grande acerto. Não misture os conceitos de que purificar é isolar uma única sustância. Cuidado com isso!
Corante natural concentrado – Independente da concentração, o substrato químico é o mesmo. Como falei a obtenção de quantidades concentradas de um único substrato não o torna perigoso. Se eu pegar suco de beterraba, filtrar, desidratar, estarei produzindo um corante natural e posso obter quilos e mais quilos e ele continuará agindo da mesma forma.

Vinagre – Em momento algum falei em vinagre refinado. De qualquer forma, se fosse usar um fermentado sem que sejam feitos processos de separação por destilação, o processo natural de fermentação, que leva à oxidação de alcoóis e gera ácido etanóico, o que dá o sabor ácido ao vinagre, também oxida nesse ácido e produz baldeídos, que comprovadamente podem provocar câncer. A purificação feita é para retirar essas substâncias.

Açúcar – A Juju pode confirmar. Ele não causa o diabetes. Cuidado com essas suas afirmações! Eu pouco consumia açúcar em minha vida e sou diabético!

Bicarbonato de sódio – Ele não é um produto purificado, ele é um sal natural, encontrado em várias fontes naturais. Separar substâncias salinas pode ser comparado a separar grãos de feijão de grãos de arroz, não mudam em nada suas características, apenas são separados. Usamos as características físico-químicas de cada sal pára separá-los.
28 ago

Samuel

TERMINANDO

Para terminar, quero apenas dizer que todos temos nossas convicções mas eu não posso basear nada em conceitos do que “eu acho”, como você escreveu no texto. Eu posso achar muita coisa, mas só posso afirmar quando existirem comprovações. Outra coisa, antes de afirmar algo, eu preciso ter conhecimento sobre o assunto. Posso falar algumas coisas sobre nutrição com base em conhecimentos partilhados com profissionais pesquisadores da área, mas não posso defender esse conhecimento como se eu mesmo fosse um nutricionista. Eu posso falar da química, sei dos malefícios e dos benefícios. Dizer que TUDO gera danos, TUDO mata, que TUDO leva ao câncer ... precisamos ter cuidado. Será que você trataria uma infecção grave de um filho com chás mesmo tendo a certeza de que um antibiótico usado poderia salvá-lo?
29 ago

Carla

Paola

Estou na mesma situação que vc, meu filho nasceu dia 14 de maio, um mês depois foi diagnosticado com alergia a proteina do leite, mas mesmo eu não comendo nada de leite e derivado ele continuava com crises, levei no alergo e descobrimos alergia a carne de porco, amendoim e coco, e mesmo assim o médico me proibiu de comer tudo q pode causar alergia "os alergênicos" como peixe, frutos do mar. Nosso caso é o que a Juju falou temos q tomar muuito cuidado com qualquer coisa q ingerimos, pois eles tem menos de um ano e parece que tudo irrita o intestino. Mas a sua pergunta foi o que vc pode comer né? Infelizmente não sei pq com a APL tudo já é restrito, e corante acredito que vai em tudo industrializado, a melhor coisa que vc tem a fazer é pedir ajuda a uma nutricionista e observar, o meu alergo disse q essas alergias nós passamos na gravidez para as crianças e que "pode" começar a sumir após 8 meses mas isso depende do organismo e por isso acompanhamento é importante. ufa! Só mais uma coisa: os pediatras nem sempre estão muito preparados, por isso te aconselho a procurar um especialista (se vc ainda não foi) vc vai poder ajudar muito melhor o seu filho.
31 ago

Helena

carla e paola

aos seis meses eu introduzi o nam e minha bebe começou a ter diarreia e vomito. a gastropediatra disse q e alergia e como amamento, nao posso comer nada q tenha leite. ja estou nessa dieta ha quase 1 mes! ela toma o nam soy duas vezes ao dia e realmente os sintomas acabaram. agora me pergunto:

tiro o peito pra poder voltar a ter uma vida normal ou continuo a amamentaçao e me privo por mais um tempo?? aff essa dieta e tao dificil ne?? so posso comer pao de sal com becel ou carne. ao msm tempo, so de pensar em tirar o peito ja me sinto uma egoista... talvez tire so qd ela completar 1 ano.
vcs pensam em tirar o peito??
bj

31 ago

Juju

Helena, definitivamente o leite materno é insubstituível! Se vc pensar que mais ums meses na sua dieta (e consequentemente mais tempo de leite materno pro seu bebê) podem evitar inúmeros problemas de saúde no futuro, a sua dieta será bem menos sofrida! Beb~es alimentados com leite materno ficam menos doentes e são mais calmos! sem falar que se ela ja apresentou alergia ao leite de vaca, isso significa que ela poderá ter alergia a qualquer alimento! Melhor não arriscar!
31 ago

Carla

Helena

Concordo com a Juju,´faz 2 meses e meio que faço a dieta de restrição: leite e derivados, peixes e frutos de mar, coco e amendoim. Meu filho não tem nenhuma crise e isso que me dá forças, ele tem 3 meses e meio e não penso em tirar o peito volto a trabalhar em dezembro e ai vai ser um dilema, tenho a bomba elétrica mas é dificil tirar leite, ainda não tentei de verdade pq não precisei, mas te entendo é ruim mudar os hábitos radicalmente, faz bolos caseiros com suco, o bolo de cenoura leva óleo e fica muito bom, de fds sempre comia pizza, agora peço habibs, vc ainda pode comer coisas gostosas, mas tem q usar a imaginação pq tudo q é gostoso tem leite rsrs.
1 set

Anderson & Eli

Paola e todas as mamães!

Minha filha tem 6 meses e infelizmente seu médico e eu não diagnosticamos a Intolerância á lactose e foram 3 meses com ela gritando de cólicas sem parar, barriguinha inchada dura (onde dizia-se geralmente aos 3 meses passa) e depois foram contispações (onde dizia-se meninas tem intestino preso sofrem com o mal desde novinhas) e ao 5 mês diarréias e vômitos, talvez se eu tivesse tido essa sensibilidade dos derivados de leite ela ainda tivesse no peito com essa dieta super restrita, que em alguns casos funcionam e outros não, já que a intolerância é a não digestão do açucar, hoje ela toma NAN sem lactose, onde na primeira mamadeira cessou a diarréia, mudei de pediatra, passei no gastropediatra que foi muito esclarecedor onde após completar 1 ano ou mais fará o teste do nível da intolerância e sugiro que você troque de médico visto que o meu não foi atencioso como deveria e quanto a bundinha do bebê q queima com as fezes muitas vezes líquida e quente, vc passe um pouquinho de clara de ovo batida e deixa um pouco e retire com água morna isso é coisa antiga de avós bisavós que funciona ou procure uma pomada não sei se posso falar a marca, mas Dermodex tratamento ou Confiare são potentes nessas situações, evite lenços umedecidos e limpe-o com algodão e agua, enfim procure informações em Blogs tipo: Vida sem Lactose que é muito benéfico, sem ser repetitiva um Nutricionista pode ajudar.

Fiquei triste em não amamentar minha filha, porém meu filho de 18 anos mamou no peito e não impediu de ser uma criança ultra doente, ás vezes a natureza manda sinais de que o leite materno não está servindo, faça um teste pelo menos por 72h na sua alimentação sem leite e os derivados, e caso vc more em SP posso indicar as médicas q minha filha está sendo assistida com a descência e competência q ela merece, boa sorte!



Nenhum comentário: