12 filmes para 12 signos
O Astrólogo Depressivo adora cinema e decidiu escolher alguns títulos para indicar aos seus queridíssimos leitores, associando as obras ao arquétipo dos signos. Alguns filmes se encaixam em mais de um arquétipo, então, vale a pena ler tudo. Espero que gostem e que compartilhem suas listas através dos comentários!
Áries – 300
O que diz a sinopse: Grécia, 480 AC. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
A opinião do Astrólogo Depressivo: 300 é um clichê marciano, tem luta, guerra e bastante disputa. É um bom filme pra quem gosta da energia de Marte e de bastante sangue. Também é um bom filme para quem gosta de guerreiros lindos e suados no auge de sua virilidade (astrólogo depressivo é menina, gente!).
Touro – Ratattouile
O que diz a sinopse: Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Sua família é contra a ideia, afinal, por ser um rato ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau . Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
A opinião do Astrólogo Depressivo: Eu queria muito incluir uma animação nessa lista e decidi escolher este filme para Touro, porque o ratinho é refinado bem ao estilo “Touro” de ser: sabe apreciar temperos, aromas e através de seu bom gosto e dotes culinários, leva o prazer às pessoas. Sei que muita gente não gosta de animação e vai reclamar da minha escolha, mas eu realmente gosto do filme e lembro do signo quando vejo.
O que diz a sinopse: Jan Morrow (Doris Day) é uma decoradora, e Brad Allen (Rock Hudson), um compositor. Os dois são obrigados a compartilhar uma linha telefônica e acabam se conhecendo através dela. Jan fica bastante irritada com o tempo com que Brad gasta conversando com namoradas, porque não consegue fazer suas ligações. Durante a história, Jan passa a sair com Brad sem saber que ele é o namorador com quem compartilha a linha.
A opinião do Astrólogo Depressivo: Titio depressivo adora os filmes antiguinhos e viu no Brad Allen o perfeito arquétipo geminiano. O mocinho fica pendurado no telefone e é o maior bico doce, ganha as namoradas no papo. Talvez haja filmes mais geminianos que esse, mas queria muito compartilhar um que eu gostasse e que fosse mais antigo, porque o humor da época é diferenciado e leve; combina com o signo de Gêmeos. Se você já ouviu falar da Doris Day, mas não assistiu nenhum filme com ela, está aí a oportunidade!
O que diz a sinopse: Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que sua filha Kate (Sofia Vassilieva) tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Dispostos a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses.
A opinião do Astrólogo Depressivo: Eu quis muito escolher este drama para o signo de Câncer, porque o arquétipo do signo está diretamente ligado às emoções e aos laços familiares. É um filme belíssimo, daqueles que nos fazem soluçar de tanto chorar e que nos colocam para pensar na vida. O final é surpreendente e a história que o precede prende a atenção. Eu sempre me esqueço dos filmes que assisto, mas esse eu nunca esqueci.
Leão – O Homem de Ferro
O que diz a sinopse: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.
A opinião do Astrólogo Depressivo: O Tony é todo “magnata”, então, a primeira associação que eu fiz para o signo de Capricórnio. Mudei de opinião, porque a postura do personagem, se vista isoladamente, é muito mais leonina. Tony é muito seguro de si e cheio de frases de efeito que reforçam seu ego. O cara diz “tenho obsessão com a minha pessoa”. Não pode ser Capricórnio, né?!
Virgem – Sherlock Holmes
O que diz a sinopse: Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.
A opinião do Astrólogo Depressivo: Inicialmente, pensei em associar Sherlock ao signo de Escorpião, que adora um mistério e tem a fama de trazer a sujeira que está embaixo do tapete para a superfície. Acontece que o método científico e lógico aplicado por Sherlock é muito mais virginiano que escorpiano e, para ser detetive, é preciso estar atento aos detalhes. No final das contas, acho que o filme pode ser associado aos dois signos. Se você é virginiano, assista! É escorpiano? Assista também! Acha o Jude Law muito lindo? Se jogaaaa!
Libra -Bonequinha de Luxo
O que diz a sinopse: Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.
A opinião do Astrólogo Depressivo: Bonequinha de Luxo, na humilde opinião do depressivo vesgo, é um filme totalmente venusiano. Eu pensei em associá-lo ao signo de Touro, porque o objetivo da Holly é casar-se com um milionário, mas achei que o personagem é muito leve e sociável para ser associado a um signo de terra, que é naturalmente mais introspectivo. Bonequinha de Luxo não é o meu filme favorito com a Audrey, mas acho que todo mundo deveria assistir, só pra dizer que conhece. Clássico é clássico!
O que diz a sinopse: Uma Thurman é “A Noiva”, uma perigosa assassina que trabalha em um grupo composto por mulheres e liderado por Bill (David Carradine). Grávida, ela decide abandonar o “emprego alternativo” para casar-se, mas no dia da cerimônia Bill e sua “tchurma” se voltam contra ela, que quase morre. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. “A Noiva” decide procurar e matar as cinco pessoas que destruíram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).
A opinião do Astrólogo Depressivo: Kill Bill é um filme MUITO marciano: tem cabeça cortada, lutinha e bastante ação. No começo, pensei em atribuir ao signo de Áries, mas… é uma história de vingança, não deu pra não associar a Escorpião. Tarantino é um gênio, a trilha sonora é demais e acho difícil encontrar alguém que não tenha gostado desse filme.
Sagitário -Curtindo A Vida Adoidado
O que diz a sinopse: No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).
A opinião do Astrólogo Depressivo: O título do filme já define Sagitário por si só. É uma história leve, divertida e fala sobre a nossa necessidade adolescente de apreciar as coisas boas da vida, esquecendo as responsabilidades e toda a parte chata. Curtindo A Vida Adoidado é um clássico dos anos 80 e é perfeito para tardes de chuva e tédio.
Obs: tenho outros milhares de títulos para Sagitário (acho que terei que fazer a brincadeira dos filmes mais vezes), mas como só pude escolher um, decidi que seria um representando da Sessão da Tarde, que estava faltando na lista.
Obs: tenho outros milhares de títulos para Sagitário (acho que terei que fazer a brincadeira dos filmes mais vezes), mas como só pude escolher um, decidi que seria um representando da Sessão da Tarde, que estava faltando na lista.
O que diz a sinopse: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas de manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
A opinião do Astrológo Depressivo: Outro filme que me fez chorar. O protagonista é um batalhador, encontra mil obstáculos (ele é MUITO azarado) mas não desiste de escalar a montanha. Acho que esse filme ilustra bem a parte boa de Capricórnio: o trabalho duro, o foco, a resistência e a responsabilidade. Recomendo esse filme pra quem está desanimado e querendo desistir da vida. É muito motivacional!
Aquário -Blade Runner
O que diz a sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar replicantes encontrados na Terra. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
O opinião do Astrólogo Depressivo: Blade Runner é um filme futurista, assim
como o signo que escolhi para ele. Robôs evoluídos provocando um motim são bem o retrato de Aquário, não?! Esse é o filme favorito de muitos dos meus amigos e, embora não seja o meu, tenho um certo “respeito” por ele, porque acho que é muito inteligente e bem bolado.
como o signo que escolhi para ele. Robôs evoluídos provocando um motim são bem o retrato de Aquário, não?! Esse é o filme favorito de muitos dos meus amigos e, embora não seja o meu, tenho um certo “respeito” por ele, porque acho que é muito inteligente e bem bolado.
O que diz a sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, imaginando que pertence ao antigo morador, decide procurá-lo. É assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou), o dono da caixinha e, ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
A opinião do Astrólogo Depressivo: Astrólogo Depressivo tem Netuno (regente de Peixes para a Astrologia Moderna) na casa I e é viciado na senhorita Amélie, a escapista. Ela tem medo da vida, medo de experimentar situações que a machuquem e por isso, sonha, cria uma realidade paralela. O filme é muito delicado, cheio de sutilezas e para mim, é a cara do eixo Virgem-Peixes.
As sinopses utilizadas nessa postagem são do site Adoro Cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário