SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Retaliação ao Brasil irá 'mais longe', diz deputado dos EUA sobre concessão de vistos

Publicidade
 
RAUL JUSTE LORES
DE WASHINGTON
Autor da emenda que barra a concessão de vistos permanentes a brasileiros nos EUA, o deputado democrata Tim Ryan, 39, de Ohio, diz que quer "chamar a atenção do governo brasileiro" e que pretende ir "muito mais longe".
Ele quer a extradição da brasileira Claudia Hoerig, 46, acusada de matar o marido, o piloto da Força Aérea Americana Karl Hoerig, em 2007.
O projeto, que não afeta vistos de turismo e trabalho ainda será votado no plenário.
Em Brasília, O Itamaraty disse que não vai se pronunciar. Na visão de diplomatas brasileiros, Ryan é voz isolada e tenta chamar a atenção de seu eleitorado. Para o Itamaraty, a proposta não interfere nas relações entre Brasil e Estados Unidos.
Leia trechos da entrevista.
*
Folha - O Brasil não pode extraditar cidadãos brasileiros segundo sua Constituição. O sr. espera que o Brasil mude a Constituição por esse caso?
Tim Ryan - Claudia Hoerig renunciou à cidadania brasileira ao adotar a americana. Mandamos toda a documentação às autoridades brasileiras, que não se mexeram. Não estou pedindo que a Constituição seja desrespeitada, ela é uma cidadã americana fugitiva, que precisa ser julgada aqui. Ela matou o marido, um combatente condecorado de guerra. Prometi à família dele que lutaria por eles.
O sr. aceitaria que ela fosse julgada pela Justiça brasileira?
Seria muito difícil fazer esse julgamento no Brasil. Somos de um distrito em Ohio que não é muito rico, não teríamos dinheiro para mandar um time de advogados.
As relações entre os países não podem ser prejudicadas?
Se não tivermos resposta, pretendo tomar todas as atitudes para atingir o governo brasileiro. Cortar ajuda internacional, congelar contratos de Defesa ou de exportações brasileiras aos EUA, de vendas da Embraer, tarifas comerciais. Parece ser a única maneira de conseguir questionar a sensatez do empresariado brasileiro, de que seu governo não está dando atenção a um caso de grande repercussão nos EUA.
O sr. teme que a medida faça com que muita gente pense que o sr. não se importa com as leis do Brasil ou que está sendo imperialista?
Respeito as leis do Brasil, mas acho que acordos de não extradição precisam ser atualizados em tempos de Guerra ao Terror. Amo o Brasil, suas tradições têm tanto a ver com as nossas, mas por isso me frustra não ter resposta. As relações entre os dois países são ameaçadas por esse caso.
Se um americano cometer um crime no Brasil os EUA deveriam extraditá-lo?
Sim, deveríamos.

Nenhum comentário: