SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Por dentro da ousadia que as empresas querem:
1 Perfil questionador
“São questionadores no sentindo de querem saber como as coisas são feitas”, diz Medeiros. Indagar ou contestar por que processos e procedimentos são feitos de determinada maneira demanda a coragem que só uma pessoa ousada costuma ter.
“Quando se pergunta por que uma coisa é feita de um jeito, é comum profissionais responderem que não sabem a razão, mas que sempre foi assim”, diz Peschke.
Um profissional de perfil ousado não se contentaria com a frase “sempre foi assim”, de acordo com o diretor da Hays em São Paulo.
2 Facilidade para expor novas ideias
Dizer o que pensa e trazer novas ideias com o objetivo de obter melhores resultados definitivamente não é um problema para os ousados. “Essa ousadia de falar e propor é muito importante por pode trazer inovação para as empresas”, diz Peschke.
São pessoas que trazem novos olhares para dentro do escritório. “Têm uma postura proativa, tentam sempre olhar por outro ângulo”, explica Medeiros.


4 atitudes ousadas que empresas amam e 4 que elas odeiam

Especialistas revelam que tipo de ousadia é valorizada no mundo corporativo e que comportamentos audaciosos podem trazer problemas na carreira


3 Disposição para enfrentar riscos
Críticas, barreiras e muita resistência não abatem as pessoas dentro deste perfil, conforme explica Alex Bonifácio no livro Pense Grande (Belas Letras), que traz atitudes das pessoas de alto desempenho.
“Enfrentam pesadas críticas durante o caminho até a concretização de extraordinários objetivos e projetos. No entanto, cientes de sua capacidade e desejo, não se deixam abater e seguem suas jornadas, enquanto os demais a abandonam”, escreve o autor.
“Os profissionais ousados estão dispostos a tomar o risco, aceitar erros e se deparar com a resistência das outras pessoas”, explica Peschke. “Mesmo tendo medo de errar, são pessoas que vão tentar fazer dar certo, são destemidos neste sentido”, diz Medeiros.
4 Não resistir a mudanças
Por serem, grande parte das vezes, os agentes da novidade e inovação, as pessoas de perfil mais ousado não resistem às mudanças propostas pelas empresas em processos e procedimentos.
“As empresas precisam estar preparadas para a mudança e pessoas ousadas na equipe vão ajudar na implementação destas mudanças”, diz Peschke, da Hays.
 A ousadia que as empresas não querem

Para os especialistas é possível “perder a mão” quando o assunto é ousadia. Ao passar dos limites, o profissional pode prejudicar a sua imagem e ter problemas ao longo da carreira. Confira as atitudes ousadas nada recomendáveis:
1 Tomar decisões fora da sua alçada
Por serem ousados demais, alguns profissionais não se dão conta de que devem respeitar o fluxo de decisão da empresa. Um dos comportamentos que revelam que a ousadia pode ter passado do ponto é resolver assuntos que fogem ao seu escopo de atuação. “Isto gera um grande risco para a empresa”, diz Peschke.


2 Desrespeito à hierarquia
Não reconhecer a hierarquia e, portanto não respeitá-la, também é um problema que surge quando profissional passa do ponto no que diz respeito à ousadia, segundo Medeiros. “ Ele pode passar a ser visto como um profissional que causa problemas”, explica.
A ideia pode ser ótima, mas se o estagiário achar que pode ir entrando a hora que quiser na sala da presidência da empresa para conversar sobre a sua proposta, ele tem grandes chances de se dar mal.
3 Não calcular riscos
“Se o risco não é bem calculado, o profissional passa a imagem de irresponsável”, diz o gerente da ManpowerSpecialist em São Paulo.
Ou seja, a disposição para se arriscar, que é uma atitude ousada valorizada pelas empresas pode se virar contra o profissional a partir do momento que ele é displicente na hora de calcular os riscos.
4 Rebeldia contra as regras
Questionar, querer entender a razão por que procedimentos são realizados de uma forma e não de outra também é um ponto a favor dos profissionais. Mas quando o perfil questionador descamba para a rebeldia o sinal de alerta se acende.
Você pode e deve tentar melhorar processos. Entretanto, é necessário percorrer um caminho até a mudança e, enquanto isso não ocorre, as regras em vigor devem ser respeitadas.

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