SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

segunda-feira, 27 de maio de 2013



5 receitas saborosas sem glúten, lactose e açúcar

Nem todo mundo pode ter o prazer de degustar uma comida ou sobremesa das mais simples quando tem restrição alimentar. O que fazer?
Soja, biomassa da banana verde, farinha sem glúten e lactose e quinoa estão entre os principais ingredientes para mais de 300 receitas caseiras ensinadas pela culinarista Martha Baggio no livro 'Bem Comer Bem Viver', feito com o apoio das nutricionistas Dra. Magali Rogge Mugnaini e Dra. Inez Campedelli Martensen.
Selecionamos cinco dicas sobre cada um dos ingredientes citados, além de receitas de pratos para quem tem restrição alimentar não deixar de comer as delícias da gastronomia: pão-de-ló, leite condensado, nhoque, panqueca e quibe.
CLIQUE NAS IMAGENS e confira receitas saborosas sem glúten, lactose e açucar
LEIA TAMBÉM:
Gastronomia da substituição: dicas para quem tem restrições alimentares
Curta a página oficial da Ana Paula Padrão no Facebook

5 receitas saborosas sem glúten, lactose e açúcar - 1 (© Receitas saborosas sem glúten, lactose e açucar Foto: Thinkstock)


Soja
A soja é uma importante leguminosa de nossa alimentação. Contém fitoestrógeno (substância semelhante ao hormônio feminino) que traz inúmeros benefícios à saúde da mulher adulta: atua nas doenças cardiovasculares e dislipidemias (alteração do colesterol, triglicérides e HDL), em alguns tipos de câncer, na osteoporose e na manifestação dos sintomas da menopausa. Se a soja for ingerida ao longo da vida, a mulher terá suas ondas de calor amenizadas durante a menopausa.
Receita com soja: Leite condensado de extrato de soja
1 xícara (de chá) de extratro de soja
1 ½ xícara (de chá) de água fervente
5 colheres (de sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
2 colheres (de chá) de óleo de gergelim ou margarina light
Modo de preparo: Coloque os ingredientes no liquidificador e bata-os por cinco minutos. Conserve em geladeira. A receita não contém glúten.

5 receitas saborosas sem glúten, lactose e açúcar - 1 (© Receitas saborosas sem glúten, lactose e açucar Foto: Thinkstock)


Diet
Alimentos diet são indicados para pessoas que necessitam de uma dieta específica com a ausência do açúcar. Portanto, não podem conter em sua elaboração a inclusão deste componente. Entretanto, é permitido o açúcar natural do alimento, como por exemplo uma geleia de frutas, que tem frutose. Alimentos assim são específicos para pessoas diabéticas.
Receita diet: Pão-de-ló
4 claras
2 gemas
1 xícara (de chá) de adoçante em pó para forno e fogão
½ xícara (de chá) de óleo
1 xícara (de chá) de suco de laranja
1 xícara (de chá) de farinha de trigo refinada
1 xícara (de chá) de amido de milho
1 colher (de sopa) de fermento em pó químico
Modo de preparo: Bata as claras em neve. Junte as gemas, o adoçante, o óleo e o suco de laranja, sempre batendo. Desligue a batedeira, acrescente as farinhas e mexa bem. Adicione o fermento, com movimentos leves de baixo para cima. Despeje em forma média untada e polvilhada. Asse em forno pré-aquecido a 210º C, por cerca de 30 minutos, até que esteja corado.




Biomassa da banana verde


5 receitas saborosas sem glúten, lactose e açúcar - 1 (© Receitas saborosas sem glúten, lactose e açucar Foto: Thinkstock)


Biomassa da banana verde
A biomassa é um alimento funcional que tem sua aplicação voltada a qualquer pessoa, mas fundamentalmente a diabéticos. Tem em sua composição uma fibra solúvel que retarda a absorção do carboidrato pelo organismo, impedindo a elevação da glicemia. Seu uso melhora a flora intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. Portanto, seu consumo deve ser estimulado na elaboração de bolos, bolachas, sobremesas, molhos, sopas, sucos etc.
Pode-se utilizar qualquer variedade de banana verde para a elaboração da biomassa. Ela pode ser obtida a partir da polpa da banana (biomassa da polpa) ou da casca da banana (biomassa da fibra). Veja como preparar a Biomassa da Polpa para incluir em diferentes pratos e, a seguir, confira uma receita de Nhoque:
Biomassa da polpa da banana verde
Ingredientes
10 bananas verdes grandes com casca
Água fervente suficiente para cobrir a banana
Modo de preparo: Lave as bananas com bucha e sabão. Depois, leve ao fogo, cobertas por água fervente, em panela de pressão. Após oito minutos de pressão, desligue e deixe por mais 15 minutos sem abrir a panela.  Descasque as bananas e bata no liquidificador com parte da água do cozimento. Depois é só usar a quantidade pedida no nhoque ou em outras receitas.
Receita com Biomassa da banana verde: Nhoque de Biomassa
2 batatas grandes descascadas e cozidas
Sal a gosto
1 colher (de chá) de margarina light
1 ovo
1 xícara de Biomassa da Polpa
1 colher (de chá) rasa de açafrão
2 xícaras (de chá)  bem cheias de farinha de trigo refinada
Modo de preparo: Esprema a batata ainda quente. Misture aos outros ingredientes e mexa bem até se tornar uma massa homogênea. Transfira para uma pedra enfarinhada, faça rolos e corte os nhoques. Coloque-os para cozer em pequenas quantias, em água fervente, com uma pitada de sal, e deixe até subirem à tona e amaciarem. Escorra e coloque o molho. A receita não contém glúten.
Molho de tomate Preparado
2 ½ kg de tomates bem maduros
2 cebolas grandes picadas
4 dentes de alho picados
1 talo de salsão sem folhas, picado
¼ de pimentão picado
¼ de alho-poró picado
1 xícara (de chá) de água
3 colheres (de sopa) de extrato de tomate
1 xícara (de café) de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (de chá) de orégano
2 folhas de louro
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Lave e desinfete os tomates. Leve-o ao fogo forte com água que o cubra, deixando cozer até amaciarem. Escorra. Bata no liquidificador, passe por peneira e reserve. Bata os seis ingredientes seguintes no liquidificador. Junte à polpa de tomate reservada e acrescente os demais ingredientes. Leve-os ao fogo brando e cozinhe até que o molho esteja encorpado e apurado, mexendo de vez em quando. A receita não contém glúten.


5 receitas saborosas sem glúten, lactose e açúcar - 1 (© Receitas saborosas sem glúten, lactose e açucar Foto: Thinkstock)

Farinha sem glúten e lactose
É composta pela mistura de farinhas (creme ou farinha de arroz, fécula de batata, polvilho, araruta etc.) que não contenham estes elementos. Pode ser feita de maneira caseira e encontrada em casas de produtos naturais. É uma excelente opção para substituir o trigo na elaboração de pães, massas, bolos e outros.
A farinha sem glúten e lactose é mais saudável que a farinha de trigo pois sua absorção é mais lenta, sua digestão é mais fácil e proporciona saciedade.
Receita com Farinha sem glúten e lactose: Panqueca funcional
1 ovo
1 xícara (de chá) mal cheia de bebida de soja (leite) sem adoçante ou açúcar
1 xícara (de chá) de farinha sem glúten e lactose
2 colheres (de chá) de farinha de linhaça
1 colher (de chá) de óleo
1 colher (de café) de fermento em pó químico
Sal a gosto
Modo de preparo: Bata bem os ingredientes no liquidificador. Espalhe uma pequena porção da massa, com movimentos circulares, em frigideira antiaderente untada. Core-a dos dois lados e recheie. A receita não contém glúten.



5 receitas saborosas sem glúten, lactose e açúcar

Quinoa


5 receitas saborosas sem glúten, lactose e açúcar - 1 (© Receitas saborosas sem glúten, lactose e açucar Foto: Thinkstock)
Anterior

Quinoa
Considerada o mais nobre dos cereais, a quinoa tem sua origem nos Andes, no antiplano boliviano. Era considerada o cereal sagrado dos Incas. Vista como o melhor alimento de origem vegetal, seu valor nutritivo é superior ao de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe. E fonte de proteínas, minerais, carboidratos, ômega 3 e ômega 6. É, portanto, o alimento mais completo dentre todos os outros e com a grande vantagem de não conter glúten. A quinoa é encontrada nas seguintes formas:
Floco - Misture-o a frutas, iogurte, granola, vitaminados e farofas.
Grão - Pode ser usado em vários tipos de prato (ao natural, cozido ou germinado).
Farinha - Utilize-a em massas, pães ou bolos. Em sua falta, processe a quinoa em grão para obter a farinha.
Receita com Quinoa: Quibe com quinoa germinada e linhaça
1 xícara (de chá) de quinoa em grãos
2 colheres (de sopa) de farinha de linhaça
½ kg de coxão mole moído
Folhas de 2 galhos de hortelã bem picadas
1 pedaço pequeno de pimenta vermelha sem sementes
Sal a gosto
1 cebola pequena
3 dentes grandes de alho bem picados
1 colher (de sopa) de creme ou farinha de arroz
1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem
Modo de preparo: Deixe a quinoa em água, de véspera. Escorra e aperte em peneira. Misture todos os ingredientes e coloque em refratário untado. Quadricule com a ponta de uma faca. Asse em forno preaquecido a 280º C por cerca de 30 minutos. Sirva regado com azeite de oliva. A receita não contém glúten.

Nenhum comentário: