SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

23 de maio de 1932 foi um importante dia para São Paulo; descubra por quê

DE SÃO PAULO
Folhinha 50 Anos O dia 23 de maio é uma importante data para São Paulo. Hoje é comemorado o Dia do Soldado Constitucionalista, que comemora um movimento que o Estado de São Paulo organizou contra o governo Getúlio Vargas (1930-1945).
Em 1932, há 81 anos, os paulistas queriam que o então presidente Vargas fizesse uma nova Constituição, ou seja, um novo conjunto de leis para o país.
No dia 23 de maio daquele ano, um confronto com as tropas do governo acabou matando quatro estudantes de São Paulo. Esse episódio originou o movimento conhecido como MMDC, que tinha esse nome por causa dos quatro jovens assassinados: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.
Meses depois, em 9 de julho, os revolucionários decidiram pegar em armas e convocar voluntários para o que ficou conhecido como Revolução Constitucionalista.
Leia abaixo texto da "Folhinha", publicado em 20 de maio de 1973, que explica a data.
*
No dia 23 de maio, todo o Brasil, especialmente São Paulo, comemora uma data cívica de especial destaque: o Dia do Soldado Constitucionalista.
Foi no dia 23 de maio de 1932 que São Paulo, que desejava uma Constituição para o país, rebelou-se contra a ditadura. São Paulo exigia mais liberdade, mas o governo ditatorial de Getúlio Vargas não permitia.
Então, a 23 de maio daquele ano tombaram os primeiros quatro heróis paulistanos: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. O fato aconteceu na praça da República. Era o estopim para uma luta de várias semanas, em que o povo colaborou de todas as formas para a vitória das forças de São Paulo.
Infelizmente, nosso Estado não dispunha de recursos suficientes e teve de aceitar a derrota.
Mas a morte dos quatro heróis --depois eles ficaram conhecidos pela sigla M.M.D.C.-- e de muitos outros nos campos de batalha, não foi em vão. Isso porque o governo federal reconheceu que São Paulo lutava por uma causa justa. E assim, em 1934 e depois em 1946, o governo promulgou a Constituição.

Reprodução
Cartaz do MMDC que convocava os paulistas a combater o governo de Getúlio Vargas em 1932
Cartaz do MMDC que convocava os paulistas a combater o governo de Getúlio Vargas em 1932

Nenhum comentário: