SEJA BEM-VINDO

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
Acreditar nos sonhos que se tem,
Ou que seus planos nunca vão dar certo,
Ou que você nunca vai ser alguém...
(MAIS UMA VEZ-LEGIÃO URBANA)

terça-feira, 2 de outubro de 2012




223

Siga algumas dicas para fazer o esmalte durar mais tempo e livre-se do aspecto lascado e desgastado das unhas

Reportagem: Rita Albuquerque
esmaltes
Cuidados simples garantem mais cor e durabilidade aos esmaltes
Foto: SXC
Fazer o esmalte durar mais tempo ajuda a economizar tempo e dinheiro. Não há nada mais frustrante que pintar as unhas e perceber que já lascaram, pouco tempo depois. Para evitar o problema, a gerente da ColoramaRenata Leite, afirma que o ritual para fazer o esmalte durar mais tempo pode começar com a retirada correta do produto, seguida pela aplicação de uma boa base que garanta um acabamento uniforme nas unhas. "Aplique um extrabrilhointensificador da cor após pintar, para prolongar o efeito de unha recém-feita. Aplicá-lo novamente depois de três ou quatro dias também renova o brilho da cor", orienta.
Se não existe fórmula mágica, alguns cuidados podem sim aumentar a d-u-r-a-b-i-l-i-d-a-d-e dos esmaltes nas unhas. Segundo a porta-voz da RisquéGabriela Garcia, algumas dicas são: limpar o excesso de esmalte, não colocar as unhas pintadas na boca, e usar luvinhas de silicone para lavar a louça e mexer com produtos de limpeza.

Confira outras estratégias caseiras:

1ª Dica: Prepare-se. Antes de pintar, retire os resíduos das unhas e seque-as. Restos de esmalte e até mesmo o creme hidratante prejudicam a aderência do produto na superfície das unhas.
2ª Dica: Já dizia a fama: unhas mal lixadasesmalte lascado. Aquela pontinha descamada da unhapode acelerar o desbotamento do esmalteLixar bem e manter a região áspera ajuda na aderência doproduto. Dica: evite lixar as unhas já esmaltadas. 
3ª Dica: Base, base, base. Não esqueça de usá-la em hipótese alguma. Além de evitar que as unhasfiquem danificadas, ela também facilita a fixação do esmalte.
4ª Dica: A escolha do esmalte também conta: fuja dos velhos e esteja sempre atenta à textura muito grossa do produto. “A recomendação é nunca adicionar solventes ou diluentes. Caso o esmalte endureça e perca sua cremosidade, a sugestão é acrescentar ultrabrilho”, indica Gabriela, da Risqué.
5ª Dica: Paciência. Espere até que a base seque completamente. A regrinha vale também para hora deesmaltar: prefira sempre camadas mais finas de esmalte e, claro, espere cada uma delas secar, secar e secar.
6ª Dica: A dica preferida das especialistas é o uso imediato de extrabrilho, seguido de retoques no decorrer da semana. “Passar ultrabrilho após a esmaltação garante uma durabilidade maior”, explicaGabriela. Nesse caso, há também os top coatsextrabrilhos que carregam em sua fórmula componentes que aceleram a secagem, evitam o aparecimento das indesejadas bolinhas e, de quebra, protegem o brilho natural da cor. Demais, né?

14

Na hora de fazer as unhas, alguns cuidados são essenciais. A Corpo a Corpo conversou com a dermatologista Kátia Lutfi, que listou 5 deles... Confira!

Reportagem: Fernanda Morelli 
Edição: Karine César
alguns cuidados e a higiene são fundamentais na hora de fazer as unhas...
Na hora de fazer as unhas, alguns cuidados, principalmente relacionados à higiene,
são fundamentais
Foto: SXC
Na hora de fazer as unhas, alguns cuidados são essenciais para que uma simples retirada de cutícula, por exemplo, não vire uma enorme dor de cabeça.
dermatologista Kátia Lutfi, especialista em medicina estética, responde às principais questões sobre o tema. Confira! 

1. Devemos retirar a cutícula?

Apesar de ser um hábito, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciososNão deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadashidratadasempurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muitocuidado.

2. É necessário ficar sem esmalte nas unhas para que elas "respirem"? Se sim, por quanto tempo?

excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, já que contêm produtos químicos que causam desgaste. Para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas quebrem com facilidade.

3. Quais as consequências do ato de roer as unhas?

Também conhecido como onicofagiaroer as unhas pode trazer sérias lesões podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Pode acarretarinfecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma "porta aberta" para esses micro-organismos, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e do aparelho digestório.

4. Lixar enfraquece as unhas?

Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto isto não as tornam mais fracas.

5. Como ocorrem as contaminações?

A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus. Por conta deste perigo, recomendo o uso de um kit manicure pessoal.